Retrospectiva do ano: 2021 um ano de cultivar sementes

27 dez, 2021 | Notícias

No nosso imaginário nós já sabíamos, mas agora que 2021 vai chegando ao fim podemos dizer com a triste certeza que ele se soma aos anos anteriores e fica marcado por um cenário de inseguranças sociais, políticas, sanitárias, ambientais…

Ao longo do ano a sociedade civil reuniu esforços para garantir a integridade da legislação ambiental, mas as boiadas que passaram foram muitas. Desde o fim do licenciamento, aos acordos para alteração no Código Florestal sobre áreas protegidas urbanas, o surgimento de mais um Projeto de Lei que quer liberar a caça no Brasil e, mais recentemente, a aprovação do PL 0472.7/2021 e a destruição do Código Ambiental de Santa Catarina.

Além do ativismo intermitente, na Apremavi o mão-na-massa segue fazendo parte da nossa realidade diária. Muitas atividades ainda se mantiveram em ambientes virtuais em razão da pandemia, mas dos nossos dias de campo veio o resultado esperado: milhares de árvores plantadas, centenas de hectares restaurados, várias propriedades planejadas sob a perspectiva ambiental e muitas pessoas envolvidas. E claro, essa semente de transformação nasceu no Viveiro Jardim das Florestas, que produziu mais de meio milhão de mudas nativas.

Aqui listamos alguns destaques para você relembrar 2021 com a gente.

Restaura Alto Vale chega ao fim sendo premiado pelo Estado

Projeto executado pela Apremavi desde 2018, com patrocínio do BNDES, chega ao fim com 320 hectares de áreas degradadas restauradas, mais de 400 mil mudas de árvores nativas doadas e orientação para a adequação ambiental de mais de 700 propriedades em 34 municípios de Santa Catarina.

Além de ser visto no diálogo com os parceiros, o reconhecimento de sucesso do projeto também veio o recebimento do Prêmio Fritz Muller, oferecido pelo Estado de Santa Catarina a empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no Estado.

Um outro legado do projeto é o lançamento da animação “A restauração transforma paisagens e pessoas”, produzida pela Apremavi na #DécadaDaRestauração com o propósito de mostrar para as crianças e jovens o poder transformador da restauração.

A animação “A restauração transforma paisagens e pessoas” está disponível no Canal Youtube da Apremavi.

Mulheres que Restauram compartilha histórias emocionantes

Este ano lançamos a primeira temporada da Série Mulheres que Restauram, criada para divulgar histórias de mulheres protagonistas na restauração e planejamento de propriedades e paisagens, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância da ação das mulheres no combate à crise climática e no fomento ao plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas degradadas.

Ao todo, foram 6 episódios lançados. O episódio de estreia foi ao ar no Dia da Terra, com a história de Ercília Felix Leite. O segundo episódio, lançado no dia 24 de setembro, trouxe a história de Dona Helena. O terceiro episódio compartilhou a trajetória de Edilaine Dick no dia 13 de outubro. O quarto episódio, lançado no dia 28 de outubro, lançou a história de Josefa Machado Neves. No quinto episódio, que estreou no dia 22 de novembro, a série compartilhou a história da indígena Olinda Yawar. E por fim, no solstício de verão, lançamos a história de Jô Santin, agricultora do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. 

Mulheres que Restauram é uma iniciativa da Apremavi na Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, com apoio do GT de Gênero e Clima do Observatório do Clima.

Acesse a playlist e assista aos seis episódios da primeira temporada da Série Mulheres que Restauram.

Restauração e conservação andam juntas

A conservação e a restauração de florestas são fundamentais para o combate à crise climática e a manutenção do fornecimento de serviços ecossistêmicos, que são essenciais para a saúde, a igualdade social e o desenvolvimento sustentável dos seres humanos.

E as duas coisas não funcionam separadas. Para maximizar os benefícios oferecidos pelas florestas, precisamos manter intactos os remanescentes de floresta nativa, conservar a biodiversidade, impulsionar a regeneração e restaurar as áreas que costumavam ter floresta.

Essa série foi criada pela Apremavi para mostrar que os dois processos são colaborativos e complementares e se pensados de forma conjunta, mais eficientes.

Conservação e Restauração andam juntas

Cinco banners ilustram porque a conservação e a restauração andam juntas, veja todos eles aqui.

Esperamos que as nossas sementes de esperança permaneçam com você em 2022 e além. Feliz virada de ano!

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest