Projeto Restaura Alto Vale da Apremavi vence Prêmio Fritz Muller

28 set, 2021 | Notícias, Restaura Alto Vale

Restaura Alto Vale, projeto da Apremavi que conta com apoio do apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é anunciado vencedor do Prêmio Fritz Muller de 2021 na categoria recuperação de áreas degradadas.

Para Edilaine Dick, Coordenadora do Projeto, a conquista traz uma grande satisfação e o reconhecimento do empenho e seriedade do trabalho de toda equipe: “o Restaura Alto Vale é um marco na história da Apremavi, é resultado de um trabalho amplo de parceria e um exemplo para os próximos projetos que serão desenvolvidos”.

Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. Criado na década de 1990, visa reconhecer e premiar as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no Estado. Esta é a terceira vez que a Apremavi recebe a premiação. A primeira conquista veio em 1996 e a segunda em 2005.

A 22ª Edição do Prêmio, realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do IMA com o apoio da FIESC, teve 77 projetos inscritos em 15 categorias diferentes que englobam agricultura sustentável, conservação de insumos como água e energia, controle da poluição, tratamento de efluentes, reciclagem e resíduos sólidos, educação ambiental, gestão ambiental, gestão socioambiental, turismo ecológico, conservação de recursos naturais e da vida silvestre, projetos de pesquisa, produto ecológico, e recuperação de áreas degradadas.

O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

Principais resultados do Projeto

Até junho de 2021, o Restaura Alto Vale já havia visitado e planejado ações em 666 propriedades, localizadas em 34 municípios das regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí e do Planalto Norte de Santa Catarina tendo restaurado 230 hectares em propriedades particulares e 22,8 hectares em Unidades de Conservação. Ao todo foram doadas pelo projeto 300 mil mudas nativas.

O Projeto, executado no período de 2018 a 2022, tem como objetivo restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica, contribuindo com a adequação de propriedades rurais e a conservação de mananciais hídricos e da biodiversidade nas regiões de atuação.

A Apremavi doa as mudas de árvores nativas e orienta para as melhores práticas de plantio. Quando necessário, e a depender do tamanho das áreas, são fornecidos também arames para construção de cercas. Em contrapartida, o agricultor realiza o plantio das mudas, faz a manutenção das áreas em restauração e fornece os demais materiais necessários para a construção das cercas.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest