Revisão do Plano de Manejo do Parque Mata Atlântica é iniciada

14 mar, 2024 | Notícias, Parque Natural Municipal Mata Atlântica

Nos dias 05 e 07 de fevereiro foram realizadas oficinas para atualização do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, em Atalanta (SC), através do projeto “Cuidando da Mata Atlântica”, uma parceria entre a Apremavi e a Vita Coco.

Localizado na comunidade de Vila Gropp em Atalanta (SC), o Parque Mata Atlântica é a primeira Unidade de Conservação pública do município. Criado em 2000, no contexto do estabelecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), com o apoio da Apremavi, o parque exerce papel relevante no desenvolvimento turístico e científico da região, conservando um fragmento considerável de Mata Atlântica que, ao todo, ocupa mais de 54 hectares de floresta nativa.

Para que atividades como turismo, pesquisa, ensino e lazer possam ser desenvolvidas na UC, é necessário a elaboração e a revisão do seu Plano de Manejo. A primeira versão do documento foi elaborada em 2001. O documento elaborado há mais de vinte anos passa agora por revisão, com apoio do projeto “Cuidando da Mata Atlântica”, uma parceria da Apremavi com a Vita Coco. As atividades estão sendo coordenadas pela Apremavi e pela Bio Teia – Estudos Ambientais, com oficinas que visam resgatar o processo de criação da UC e fatos históricos, informar a população sobre o processo de revisão do plano de manejo, reunir informações iniciais sobre as diferentes formas de uso do solo, bem como propiciar o envolvimento dos participantes com o parque.

As oficinas de diagnóstico participativo contaram com o envolvimento de aproximadamente 80 pessoas, dentre elas moradores do entorno e visitantes do parque, professores da rede municipal, representantes da Prefeitura Municipal de Atalanta, representantes da Apremavi e professores da rede estadual de ensino.

Com os professores a trilha principal do Parque foi percorrida com enfoque na educação ambiental, para colher subsídios para as próximas oficinas de interpretação ambiental, que serão realizadas em julho de 2024. Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi, comenta sobre a importância da atualização do plano de manejo: “A elaboração do Plano de Manejo do Parque Mata Atlântica traz vida para o parque, ao desenvolver diversas atividades, diagnósticos e envolvendo diferentes atores para pensar, a médio e curto prazo, a Unidade de Conservação”.

 

Cuidando da Mata Atlântica

Ao longo de um ano, além da atualização do Plano de Manejo, o projeto executado em parceria com a Vita Coco prevê:

  • O monitoramento da biodiversidade;
  • A restauração e o enriquecimento de áreas localizadas no Parque Mata Atlântica;
  • O desenvolvimento de ações de Educação Ambiental com escolas da região;
  • A elaboração de um mapa com proposta de criação de corredor ecológico em Atalanta conectando o Parque Mata Atlântica com outros fragmentos florestais no município.

Autores: Marcelo Silva Irmão e Edilaine Dick​.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto, Thamara Santos de Almeida, Carolina Schäffer e Emma Stein.
Foto de capa: Oficina de diagnóstico com professores de Atalanta (SC). Foto: ©️ Marcelo Silva Irmão

Pin It on Pinterest