O dia 15 de Agosto de 2007 ficará marcado na história de Atalanta. Neste dia ocorreu o lançamento do circuito de agroturismo municipal denominado “Rota Jardim da Mata Atlântica”. A rota recebeu este nome porque é assim que o município é conhecido por ser uma referência em preservação e conservação ambiental em especial do Bioma da Mata Atlântica.Cerca de 40 pessoas vindas de vários municípios do Alto Vale do Itajaí participaram das atividades.

O lançamento se deu através do Projeto Acolhida na Colônia, que é uma iniciativa de uma associação de agricultores familiares que abrem as portas de suas propriedades para acolher e compartilhar com seus visitantes o "saber fazer" do homem do campo, sua cultura, gastronomia e o aconchego do seu lar. (www.acolhida.com.br ).

O projeto vem sendo executado no município a dois anos e conta com o apoio da APREMAVI, da Prefeitura Municipale Câmara de Vereadores de Atalanta, daAssociação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), daUniversidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), doMinistério do Desenvolvimento Agrário, daSecretária de Estado Cultura e Turismo (SANTUR), do Ministério do Turismo, da 13ª Secretaria Desenvolvimento Regional de Ituporanga e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Os coordenadores do projeto são Thaise Guzzatti e Ricardo Clasen.

Atualmente o município possui oito propriedades inseridas no projeto, sendo que cinco já estão preparadas para receber visitantes e as demais estão em processo de planejamento.
“O projeto Acolhida na Colônia através do agroturismo esta trazendo novas alternativas de renda para os agricultores, principalmente para o jovem, que hoje em dia não quer mais continuar no campo”. disse o jovem agricultor do município Alexandre Nunes, que participa do Projeto e pretende implantar uma pousada rural em sua propriedade.

Durante o dia foram percorridos os seguintes atrativos do município:

– Recepção e abertura oficial do evento no auditório do Parque Mata Atlântica : Unidade de Conservação Municipal com 54 ha onde se localiza uma das mais belas cachoeiras da região, conhecida como “Perau do Gropp” com 41 m de queda livre.

– Localidade de Ribeirão Matilde: Os participantes do evento assistiram a apresentações culturais, conheceram um dos maiores patrimônios arquitetônicos religiosos do município e tomaram um delicioso café da manhã. Um verdadeiro exemplo de organização, ajuda mútua e preservação cultural.

– Família Sieves: O casal Teobaldo e Norma Sieves são um dos pioneiros em produção agroecologica no município, fazem parte da “Associação Sementes do Futuro” e comercializam seus produtos na feira na cidade de Blumenau. A propriedade também trabalha com hospedagem.

– APREMAVI: Grande parceira e responsável pelo desenvolvimento do Projeto dentro do Município a Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí – APREMAVI vemhá 20 anos desenvolvendo ações em prol da conservação e preservação do meio ambiente e levando alternativas de renda sustentáveis para os agricultores da região. Trabalha com produção de mudas nativas e vários programas de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

– Propriedade Paraíso das Trutas: Propriedade modelo em cumprimento da legislação ambiental, oferece serviços de alimentação, hospedagem, pesque e pague, criação de trutas e trilha ecológica em meio a Mata Atlântica. Quem visita a propriedade encontra paz, conforto e qualidade de vida.

– Família Berschinock: O casal Emil e Ursula Berschinock também pioneiros em produção agroecologica no município e fazem parte da “Associação Sementes do Futuro”. A escolha pela produção agroecologica se deu pelo fato que quando plantavam de forma convencional, o lucro é baixo e era comum o casal ficar doente, hoje em termos financeiros e de qualidade de vida vivem muito melhor do que antes. Quem visita a propriedade tem uma verdadeira aula de como e porque produzir de forma agroecologica.

– Haras Serra do Pitoco: Propriedade Parceira da Acolhida na Colônia, oferece serviço de doma Indiana e Racional, venda de cavalos, espaço para lazer, cavalgadas sob agendamento, espaço onde servem café colonial e almoço e também alugam para realização de diversos eventos.

– Propriedade Kuchen Haus: Conhecer essa propriedade é um deleite para os olhos e para o estomago. A família tem na culinária típica alemã seu maior destaque.Oferecem serviços de alimentação, hospedagem e produção agroecologica. Dentre muitos, o prato principal oferecido na propriedade é o Marreco Recheado com repolho roxo!

“A Acolhida na Colônia é muito mais que um projeto que beneficia os agricultores familiares, para pequenos municípios como é o caso de Atalanta, é através desse projeto que toda a população, ONG’s, poder público e privado estão se unindo e despertando para as formas de explorar de maneira sustentável todas as nossas potencialidades. Se realmente o que queremos é que a nossa agricultura seja valorizada, que a nossa população tenha qualidade de vida e que o êxodo rural se miniminize, são ações como essa que devem ser desenvolvidas.” Completa Jaqueline Pesenti – Monitora do Parque Mata Atlântica, acadêmica de Turismo e Multiplicadora do Projeto do município de Atlanta.

Agende a sua visita:

(47)3535-0015 – Prefeitura Municipal / (47)3535-0229 – Parque Mata Atlântica.
Ou no e-mail:
prefeitura@atalanta.sc.gov.br
www.atalanta.sc.gov.br

Fotos: Ricardo Clasen

Pin It on Pinterest