RPPN Samuel Klabin, um projeto coletivo

19 set, 2022 | Notícias

Uma área de 168,9 hectares em Imbaú, na região de atuação da Apremavi no Paraná, está sendo transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural e deve ser incorporada à lista de reservas da Klabin.

Recentemente a Mata Atlântica ganhou uma nova Unidade de Conservação (UC), uma das principais estratégias para a conservação da biodiversidade. O território que constitui a reserva foi doado por Roberto Klabin, empresário, ambientalista e integrante do Conselho da SOS Mata Atlântica,  para a criação da futura RPPN Samuel Klabin, em memória ao seu pai. 

O projeto de implantação da RPPN contou com apoio de vários profissionais, que conduziram um resgate histórico de informações para a formação do centro de visitantes, projeto arquitetônico e paisagístico e a identidade visual do espaço. O trabalho para implantar as trilhas e promover estratégias para a restauração de áreas degradadas demandou dedicação e milhares de mudas e sementes nativas da Mata Atlântica.

Antes e depois da RPPN Samuel Klabin. Foto: Vitor Lauro Zanelatto

Antes e depois da RPPN Samuel Klabin. Foto: Vitor Lauro Zanelatto

Ao caminhar pelas recém inauguradas trilhas em meio a floresta, é possível vislumbrar o contraste do passado com o futuro; as árvores centenárias estão entre as mudas plantadas há poucos anos pela Apremavi, visando a restauração de parcelas do solo ocupadas anteriormente com espécies exóticas. 

As RPPNs são um instrumento para a criação de reservas naturais regulamentado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). São criadas por iniciativas espontâneas de proprietários privados, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, e representam um compromisso para a preservação das florestas, dos recursos hídricos e para a proteção das paisagens naturais. Também é possível desenvolver atividades de baixo impacto ambiental, e significativa importância para a sociedade, como projetos de educação ambiental e ecoturismo. 

Apremavi na RPPN

Nos dias 03 e 04 de setembro a equipe da Apremavi esteve na RPPN Samuel Klabin para admirar o resultado de anos de trabalho árduo para a implantação da Unidade de Conservação. A visita fez parte das comemorações dos 35 anos da Associação, que decidiu celebrar os resultados do trabalho visitando reservas e parques no Paraná.

Do alto da torre de observação construída na RPPN os colaboradores da Apremavi puderam contemplar a beleza da restauração das florestas: algumas das mudas produzidas no Viveiro Jardim das Florestas já se transformaram em árvores e a área que estava com o solo nu em 2018 hoje já está preenchida de tons de verde com a copa das árvores plantadas ao longo dos últimos anos. 

A agenda de imersão na natureza e busca por inspiração para continuar inovando nas atividades da Apremavi incluiu também visitas ao Parque Ecológico Klabin (ainda fechado para o público) e ao Parque Histórico de Carambeí. 

Registros da equipe da Apremavi no Parque Ecológico da Klabin e o antes e depois da RPPN Samuel Klabin. Fotos: Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelatto

Autor: Vitor Lauro Zanelatto.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest