São Joaquim é Sagrado: campanha chama atenção para a importância do Parque

25 fev, 2022 | Notícias, Parques e UCs

Criado em 06 de junho de 1961, o Parque Nacional de São Joaquim é um dos mais importantes e antigos parques nacionais do sul do Brasil.

Seus 49.800 hectares protegem ecossistemas ameaçados como a Floresta com Araucárias e os Campos de Altitude, espécies da flora ameaçada como o Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia) e o Xaxim (Dicksonia sellowiana), e também espécies ameaçadas da fauna como o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), o leão-baio (Puma concolor) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). Protege ainda as nascentes do rio Pelotas e belezas cênicas impressionantes como a Pedra Furada e o Cânion do Funil. É também o motor do ecoturismo, uma das atividades econômicas que mais cresce nos municípios da região.

De acordo com a Diretora Executiva da Rede Pró UC, Angela Kuczach, o “ecoturismo tem crescido na região, e é no Parque Nacional que estão as atrações que as pessoas querem ver, como a Pedra Furada. Esta é uma oportunidade para gerar emprego e renda nas cidades do entorno do Parque com uma atividade de baixo impacto ambiental”.

Em 2021, em comemoração aos 60 anos do Parque, a Rede de Amigas e Amigos do Parque São Joaquim, que reúne voluntários, organizações locais e de outras regiões do Brasil, promoveu uma extensa programação virtual com gestores, especialistas, visitantes, guias e outros atores que se relacionam com o Parque.

Coexistiu com o clima de celebração a necessidade de alertar a sociedade sobre a ameaça de redução da área do Parque. O Projeto de Lei do Senado n° 208/2018 e o Projeto de Lei da Câmara dos Deputados n° 10082/2018 propõem a redução de cerca de 20% da área do Parque. Esses projetos somam-se às tentativas anteriores de redução dos limites da Unidade.

Alertas de que as ameças ainda pairam sobre o Parque, a Rede lança agora a Campanha São Joaquim é Sagrado, com o intuito de tornar a sociedade aliada na luta contra as ameaças e na busca pela consolidação da área como fundamental para a conservação das paisagens, da biodiversidade, da água e da economia da região.

Artes da campanha São Joaquim é Sagrado. Fotos: Carolina Schäffer e Wigold B. Schäffer. 

A campanha São Joaquim é Sagrado

Com um perfil no Instagram e um canal no YouTube, a campanha São Joaquim é Sagrado apresenta as belezas do Parque Nacional de São Joaquim e mostra que a preservação dos elementos que a Unidade de Conservação protege, como água, ar puro, insetos, fauna e flora em geral, colaboram tanto para a qualidade de vida como para a economia da região.

Faça parte do movimento em prol do Parque Nacional de São Joaquim curtindo a página no Instagram e compartilhando fotos com a #sãojoaquimésagrado.

Banner de lançamento da campanha ‘São Joaquim é Sagrado’. Reprodução @saojoaquimesagrado

Autora: Carolina Schäffer
Foto de Capa: Wigold B. Schaffer.

Pin It on Pinterest