Sem água não existe vida, precisamos valorizar esse bem precioso

22 mar, 2021 | Notícias, Restaura Alto Vale

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, para estimular ações e campanhas de conscientização sobre a necessidade da conservação, valorização e uso racional dos recursos hídricos, um dos preceitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O tema da campanha deste ano é “Valorizar a Água”. A Apremavi se junta a inúmeras organizações e pessoas para trazer este alerta aos líderes e à sociedade em geral. Não existe vida sem água e precisamos dar o valor devido a esse bem precioso para todos nós.

Entre as ações em curso no dia de hoje estão o plantio de árvores no Parque Natural Municipal Chapéu das Águas em Vidal Ramos; o lançamento do vídeo “Histórias do Rio Dona Luiza” que marca a participação da Apremavi na campanha pela Declaração dos Direitos dos Rios coordenada pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social – FMCJS; o evento virtual “O Canto das Águas: Pela Proteção de Rios Limpos e Livres no Brasil”; e a live Diálogos Sempre Verdes organizada pelo Galo Verde.

Veja os detalhes das ações abaixo.

 

Plantio de 3 mil árvores nativas

Na manhã desta segunda-feira, dia 22 de março, a Apremavi plantará 3.340 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para restaurar 3,34 hectares do Parque Natural Municipal Chapéu das Águas, em Vidal Ramos (SC).

A ação é uma realização do Projeto Restaura Alto Vale, executado pela Apremavi com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Iniciado em 2018, o Projeto já restaurou 218 hectares em 589 propriedades localizadas em 34 municípios das regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte de Santa Catarina.

O Restaura Alto Vale é uma ótima oportunidade para o agricultor familiar recuperar as áreas de preservação permanente, especialmente as beiras de rios e nascentes, de sua propriedade e adequar-se à legislação ambiental.

 

Campanha pela Declaração dos Direitos dos Rios

Liderada pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), a mobilização pela Declaração Universal dos Direitos dos Rios é um chamado para a sociedade criar uma onda de publicações de vídeos nas redes sociais tendo como tema prioritário a importância dos rios nas nossas vidas.

Para participar é só gravar um pequeno depoimento contando uma história que envolva algum rio que marcou ou marca a sua vida. Pode mostrar um rio preservado e falar da sua importância, ou um vídeo denúncia, mostrando alguma situação crítica.

Ao postar o vídeo nas redes sociais, sugerimos usar as #declaraçãodosdireitosdosrios #riodaminhavida e marcar a @apremavi e o @fmcjs.

Você também pode apoiar a campanha assinando a Declaração Universal dos Direitos dos Rios. Para assinar acesse este link.

 

#RioDaMinhaVida

Histórias do Rio Dona Luiza é um vídeo depoimento da vice-preidente da Apremavi, Miriam Prochnow, sobre momentos vivenciados junto a esse rio. Ela fala da importância de se proteger e restaurar as nascentes e matas ciliares e da necessidade de todas as pessoas se tornarem atuantes no trabalho de valorização dos rios e suas águas. Mostra um exemplo de restauração que ela ajudou a implementar, em Atalanta (SC). O vídeo marca a participação da Apremavi na campanha pela Declaração dos Direitos dos Rios.

O Canto das Águas: Pela Proteção de Rios Limpos e Livres no Brasil

Para celebrar a importância dos rios e reconhecer ações de resistência e de cuidado com as águas em todos os biomas brasileiros, a Coalizão pela Proteção Permanente de Rios no Brasil, com apoio da ONG International Rivers e do FMCJS, realizará às 17h de hoje, 22 de março, o evento virtual “O Canto das Águas: Pela Proteção de Rios Limpos e Livres no Brasil”.

No evento serão apresentados vídeos destacando a necessidade de ações para proteção e iniciativas inovadoras de restauração dos rios em diversas regiões, e uma mesa com participantes que possuem olhares diferenciados e essenciais sobre o tema.

Acompanhe o webinário pelo Canal Youtube do FMCJS.

#Live Diálogos Sempre Verdes

Diálogos Sempre Verdes é uma iniciativa do Programa Ambiental Galo Verde , um projeto ecumênico do Sínodo Vale do Itajaí (IECLB) que conta com a participação e a colaboração de pessoas e entidades preocupadas com a causa ambiental.

Na edição do dia 22 de março, os moderadores Evandro Meurer e Felipe Gruetzmacher receberão o Coordenador Geral da Rede Mata Atlântica, João de Deus Medeiros, e o Conselheiro da Apremavi, Wigold B. Schäffer, para um bate-papo sobre a importância do Parque Nacional de São Joaquim e suas nascentes para o abastecimento hídrico da população.

Acompanhe a live, a partir das 20h, no Facebook do Programa Galo Verde.

Autoras: Carolina Schäffer e Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest