A importância de celebrar o dia Mundial do Meio Ambiente está relacionada ao trabalho de conscientização da população em relação a preservação da biodiversidade, a necessidade de discutir e realizar ações para diminuição da poluição do ar, água, solo e a extinção de espécies.

Precisamos compreender que todos devem contribuir de forma direta ou indireta para a sustentabilidade, encontrando a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental. Para alcançar esse equilíbrio, atitudes individuais e coletivas como o consumo consciente, são fundamentais.

Para celebrar a data, através do Projeto Araucária foram desenvolvidas atividades de Educação Ambiental em escolas da Região Oeste: dia 02/06/2014 na Escola Nossa Senhora Aparecida do Assentamento Zumbi dos Palmares de Passos Maia –SC; no dia 04/06/2014 na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha de Clevelândia – PR e dia 06/06/2014 a atividade ocorreu na E.E.B. Professora Gênova Palma Nunes de São Domingos – SC.

A escolha das escolas teve como critério a proximidade com importantes unidades de conservação da região, sendo elas o Parque Nacional das Araucárias, Parque Estadual das Araucárias e a Estação Ecológica da Mata Preta.

Antonio de Almeida Correia Junior, analista ambiental de ESEC Mata Preta – ICMBIO que participou das atividades em Clevelândia destaca que foi muito bom ver as crianças aprendendo e se divertindo com as atividades educativas: "a maior parte das crianças que participaram mora no entorno da ESEC Mata Preta e é muito importante que possam aprender e refletir sobre a preservação das áreas de proteção permanente e da floresta numa unidade de conservação". "A equipe do projeto conseguiu envolver os alunos com jogos e brincadeiras e levaram as crianças a pensar sobre a responsabilidade ambiental que todos temos", complementa Antônio.

Prática sobre a importância da Mata Ciliar. Foto: Francieli Delazeri.

A programação incluiu uma conversa sobre a importância da preservação ambiental, dinâmica e demonstração da função da mata ciliar, além de jogos relacionados ao meio ambiente e ao final foi realizado plantio de árvores nativas no entorno das escolas de Passos Maia e Clevelândia. Em São Domingos em virtude do mau tempo as crianças levaram as mudas para serem plantadas em suas residências.

Segundo Larissa Paes, aluna da E.E.B. Professora Gênova Palma Nunes de São Domingos, o projeto é muito legal: "aprendemos a cuidar do meio ambiente, não jogar o lixo na rua,  sempre no lixeiro”.

Confira mais foto na página do Face.

Pin It on Pinterest