As semana da Mata Atlântica (última de maio) e a semana do Meio Ambiente (primeira de junho, sendo o dia 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente) normalmente são bastante agitadas para quem trabalha com Educação Ambiental. Para a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) tem sido assim todos os anos. Desde 2012 também se tem como referência o dia 03 de junho, instituído como Dia Nacional da Educação Ambiental.

Em 2104, o Dia da Mata Atlântica (27 de maio) foi comemorado com o plantio de um canteiro de Dyckias (espécie de bromélia), no jardim do Centro Ambiental Jardim das Florestas, da Apremavi. O plantio tem como objetivo resgatar algumas espécies de Dyckias ameaçadas de extinção, em especial a Dyckia Ibiramensis, a  Dyckia distachya e a Dyckia Brevifolia. O grau de ameaça de algumas é muito grande. Da Dyckia Ibiramensis existem apenas cerca de 15 exemplares na natureza. Ela é restrita a uma pequena parte do Rio Hercílio, no município de Ibirama (SC), exatamente num local onde está prevista a construção de uma PCH (Central hidrelétrica). A Dyckia distachya e a brevifolia também são ameaçadas por hidrelétricas, desta vez no Rio Pelotas/Uruguai, sendo que a distachya inclusive foi considerada extinta da natureza pela construção da hidrelétrica de Barra Grande. Outras espécies da flora ameaçada de extinção devem ser plantas no jardim do Centro Ambiental, contribuindo assim para a conservação “ex-situ” (fora do local de origem) das espécies. A atividade foi destaque na Rede Bela Aliança de TV a RBA.

Ainda no dia da Mata Atlântica acompanhamos de perto a divulgação dos novos dados do desmatamento do Bioma, um trabalho conjunto da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Infelizmente as notícias falam em retomada do desmatamento e o estado de SC é o quinto na lista dos que mais desmataram (Os dados completos podem ser acessados aqui). É muito triste constatar que a Mata Atlântica continua sendo ameaçada. A Apremavi sempre trabalhou denunciando desmatamentos e continuará fazendo isso. Ao mesmo tempo tem desenvolvido cada vez mais, atividades de restauração da Mata Atlântica e espera-se que isso seja intensificado com a aplicação na prática do novo Código Florestal, que prevê que todos as propriedades rurais que tenham áreas para restaurar executem Planos de Recuperação Ambiental (PRAs).

No dia 29 de maio palestras agitaram o Planalto Serrano. Em Lages, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Miriam Prochnow falou no Seminário Regional de Meio Ambiente. O tema abordado foi “Planejamento e Embelezamento de Propriedades e Paisagens”. As mais de 120 pessoas estavam muito interessadas em saber mais sobre como tornar a paisagem do Planalto Serrano mais sustentável. Já em Otacílio Costa e Correia Pinto, cerca de 120 colaboradores da Klabin, assistiram a apresentação de Leandro da Rosa Casanova sobre meio ambiente e o Programa Matas Legais. As palestras na Klabin fazem parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat).

Atividade do Programa Matas Legais. Foto: Divulgação.

No dia 3 de junho Leandro estará novamente em Otacílio Costa, falando sobre o Matas Legais para os colaboradores da Blumeterra. Ao final de cada palestra são distribuídas mudas nativas e cartilhas educativas. No dia 05 de junho será a vez de Edilaine Dick participar da Semana Ambiental de Lages, falando sobre a importância das Unidades de Conservação. No Paraná, o Mata Legais estará desenvolvendo atividades de vistoria de propriedades rurais, visando a certificação das mesmas.

Na cidade de Rio do Sul também serão desenvolvidas atividades. Já no dia 02, Edegold Schaffer concedeu entrevistas aos meios de comunicação local. No dia 05 a Apremavi participa do plantio de mudas para a recuperação de área verde no bairro Taboão,  no loteamento Jardim D’Itália, ação que será realizada em conjunto com as instituições integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). No dia 8 (domingo) serão distribuídas mudas de árvores nativas no Parque Harry Hobus. A Apremavi também estará no município de Vidal Ramos proferindo palestra na Votorantim. As atividades em Rio do Sul estão sendo coordenadas por Grasiela Hoffmann e Maria Luiza S. Francisco.

O Projeto Araucária também estará na estrada na semana do meio ambiente. Palestras, plantios educativos, distribuição de mudas e dinâmicas de integração serão algumas das atividades desenvolvidas, com o objetivo de chamar atenção da comunidade local para a necessidade da conservação ambiental.

A semana iniciou com atividades em Braço do Trombudo, com a realização de mobilização no centro da cidade no dia 02 de junho, aonde a comunidade local foi convidada pelo grupo de jovens Eco Patrulha a participar de um plantio de árvores nativas em um bosque localizado atrás da prefeitura, com o objetivo de recuperar e enriquecer a área e permitir o desenvolvimento de atividades pedagógicas e recreativas.

Atividade do Projeto Araucária em Braço do Trombudo. Foto: Edilaine Dick.

No dia 02 o Projeto Araucária também já iniciou atividades no Oeste de Santa Catarina, com ações na Escola Zumbi dos Palmares, em Passos Maia, próximo ao Parque Nacional das Araucárias. As próximas atividades no Oeste serão dia 04, com a Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, da Comunidade Rincão Torcido, em Clevelândia (PR), perto da Estação Ecológica Mata Preta e dia 06, com a Escola de Educação Básica Professora Gênova Palma Nunes, de São Domingos, próxima ao Parque Estadual das Araucárias. As atividades, conduzidas por Eloisa Donna, Marluci Pozzan e Francieli Delazeri, incluem uma conversa sobre a importância da preservação, jogos educativos relacionados a temática e um plantio de espécies nativas no entorno de cada escola. Ainda no Oeste, no dia 05 Marcos Alexandre Danieli será guia em atividades no Parque Nacional das Araucárias, com estudantes de Ponte Serrada.

No dia 04 de junho, na escola da comunidade Ribeirão Matilde em Atalanta, serão realizadas, para todos os estudantes, palestras sobre as “características das espécies de árvores existentes no bosque da escola” e aplicação de jogo da memória com espécies nativas. Será também realizado plantio educativo com a participação dos grupos ambientais Patrulha das Sementes e RM Ambiental, formados por alunos desta escola.

Em Santa Terezinha, no dia 05 de junho, com ajuda de moradores locais, acontece distribuição de mudas nativas e repasse de informações ambientais em frente à escola da comunidade do Rio da Anta, para quem estiver passando pelo local. A equipe do projeto Araucária também realizará palestra sobre “mudanças climáticas” durante o seminário de “Educação em Meio Ambiente” organizado pela Prefeitura Municipal de Braço do Trombudo.

Para finalizar, no dia 06 de junho, a Prefeitura Municipal de Atalanta estará promovendo um ciclo de palestras sobre Reciclagem e Meio Ambiente, onde serão envolvidos todos os alunos das escolas municipais e estaduais, e ao final do evento acontecerá a distribuição de mudas de árvores nativas.

As atividades do Projeto Araucária no Alto Vale do Itajaí estão sendo conduzidas por Edilaine Dick, Morgana da Silva de Freitas, Daiana Tânia Barth e Ariana Hammes.

O Projeto Araucária é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e apoio do Governo Federal.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas na Apremavi: Email: info@apremavi.org.br ou fone: (47) 3521-0326.

Atividades do Projeto Araucária no Oeste. Foto: Marluci Pozzan.

Pin It on Pinterest