No dia 7 de julho de 2009, a Klabin e a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) realizarão um seminário em Curiúva (PR) com o objetivo de apresentar os resultados do Programa Matas Legais no Paraná, que acaba de completar um ano no Paraná. O Programa tem demonstrado desempenho positivo ao colocar em prática os conceitos de planejamento das propriedades rurais e de cumprimento da legislação, promovendo o desenvolvimento sustentável das atividades produtivas no campo.
Além da presença de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e do Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), o encontro contará com líderes das comunidades dos municípios paranaenses participantes do Programa Matas Legais: Curiúva, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Congonhinhas, Figueira e Ibaití, Reserva e Ventania.
A abertura do seminário será realizada pelo gerente de Planejamento e Pesquisa Florestal da Klabin, Carlos Mendes. Na seqüência, Miriam Prochnow, coordenadora de Políticas Públicas da Apremavi, apresentará os benefícios do planejamento da paisagem rural e o convidado Eric Schaitza, Secretário Executivo do Programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias no estado do Paraná, falará sobre a importância da agricultura para a conservação da biodiversidade. Na ocasião, o público também conhecerá ainda os novos materiais técnicos do Programa Matas Legais e os resultados detalhados do primeiro ano do Programa.
O Matas Legais envolve o correto planejamento da propriedade rural, de forma a atender a legislação ambiental vigente, além de promover a recuperação da mata nativa, por meio do plantio de mudas, e contribuir para a conservaçao do meio ambiente. A palavra legal, assim, remete a dois sentidos o do cumprimento da legislação ambiental vigente e o ligado a um lugar agradável, bonito e bom de viver para todos.