Durante os dias 29 de junho a 01 de julho de 2009, o técnico ambiental da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Marcos Alexandre Danieli e a coordenadora de projetos da instituição Edilaine Dick, participaram do III Seminário Sul Brasileiro de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação.
O seminário que aconteceu em Curitiba (PR), foi realizado pelo Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza (ICMBio), e teve apoio do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA). Envolveu aproximadamente 180 pessoas, entre eles, chefes de Unidades de Conservação (UCs), técnicos de ONGs e comunidade em geral, todos envolvidos de alguma forma com a criação ou fortalecimento de conselhos gestores de unidades de conservação dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
O evento teve como objetivo aprofundar as discussões teóricas e práticas da gestão participativa a partir do espaço dos conselhos gestores das Unidades de Conservação. Constituiu-se em um espaço de diálogo e reflexão sobre o processo de aprendizagem e resultados do projeto Capacitação em Gestão Participativa de UCs nos estados do PR, SC, RS e MS, financiado pelo PDA/MMA, e executado conjuntamente pelo Mater Natura e ICMBio/IBAMA, e com as parceiras institucionais do IAP, ReaSul, Rede ProUC e CNRPPN.
Durante o seminário houve a apresentação de alguns processos de formação de conselhos consultivos das UCs envolvidas no projeto, da metodologia desenvolvida para o desenvolvimento das ações do mesmo, mesas redondas e muito debate sobre a participação da sociedade civil na gestão de UCs.
Aconteceu também o lançamento do portal Gestão Participativa, o qual reúne os resultados das capacitações em gestão participativa em 44 Unidades de Conservação no Sul do país e Mato Grosso do Sul, onde o Mater Natura capacitou 177 pessoas (de 67 instituições). Esse público continua trocando experiências no site, além de poder acessar banco de dados com documentos sobre cada uma das áreas naturais e links para outros projetos de capacitação em UCs no Nordeste e Sudeste. Outros gestores, educadores e parceiros interessados também passam a enriquecer essa grande rede, podendo inclusive se unir para novas capacitações e projetos de campo.
A Apremavi esteve envolvida em outros momentos do respectivo projeto, através dos cursos realizados e da etapa de enriquecimento prático, que resultou na parceria entre a Apremavi e o Mater Natura, através dos técnicos Neluce Arehart Soares e Marcelo Limont que auxiliaram no processo de formação do conselho consultivo do Parna das Araucárias e da ESEC da Mata Preta. Informações sobre as duas UCs também podem ser acessadas através do Portal Gestão Participativa.