Durante o mês de maio de 2010, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), realizaram três seminários sobre Adequação Ambiental.

Esses seminários tiveram como objetivo mobilizar e dar suporte ao Projeto “Adequação ambiental de imóveis rurais através da Averbação de Reserva Legal”, uma parceria da AMAVI com as Prefeituras da região e diversas outras instituições, como o Ministério do Meio Ambiente, a Apremavi, a The Nature Conservancy (TNC) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina.

Os seminários aconteceram nos municípios de Taió, Ibirama e Ituporanga e envolveram a participação de técnicos das secretarias de agricultura e meio ambiente dos municípios do Alto Vale do Itajaí, extensionistas rurais da Empresa de Pesquisa Agropecuária Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais, representantes do poder público dos municípios envolvidos, lideranças e agricultores da região.

O primeiro seminário regional foi realizado no dia 18 de maio, no município de Taió e contou com a participação de 52 pessoas. No dia 26 de maio, foi a vez de Ibirama, receber o segundo seminário, e contou com a participação de 73 pessoas, O último seminário foi realizado em Ituporanga, no dia 27 de maio e teve a participação de 59 pessoas.

Os seminários contaram com os seguintes palestrantes e temas: Nelcio Lidner falou sobre a Mata Atlântica: histórias, ameaças e oportunidades, Wigold Schaffer e Emerson Oliveira representando o Ministério do Meio Ambiente abordaram a Adequação Ambiental de Imóveis Rurais, Leandro da Rosa Casanova, falou sobre Reserva Legal: o que precisa saber” e “Restauração Florestal, Claudio Klemz da TNC proferiu palestra sobre Pagamento por Serviços Ambientais, Wilando Kurt, da AMAVI falou sobre o processo de averbação da Reserva Legal a ser desenvolvido pela Amavi e Miriam Prochnow da Apremavi, conversou com os presentes sobre PlanosMunicipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Serviços Ambientais.

Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi, afirma que “a realização dos seminários foi extremamente importante por ser uma forma de comunicação eficiente e efetiva e porque possibilitou o repasse de informações corretas sobre a legislação ambiental vigente, no que se refere principalmente a averbação da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente. As lideranças de agricultores dos municípios participantes disseminarão o conhecimento recebido em suas comunidades e municípios de origem.”

A próxima etapa do projeto é a realização de reuniões específicas em cada um dos municípios do Alto Vale do Itajaí.

Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas com Edilaine Dick, no email: edilaine@apremavi.org.br

Pin It on Pinterest