A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Gropp do município de Atalanta, há vários anos vem desenvolvendo projetos visando a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações.
A unidade escolar está localizada nas proximidades do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, o que propicia aos alunos e professores a oportunidade de realizar diversas atividades de Educação Ambiental na área.
Durante o ano os estudantes realizam de quatro a cinco visitas ao parque, onde desenvolvem trabalhos de interpretação ambiental nas trilhas, dinâmicas envolvendo música e arte, objetivando um aprendizado maior dos alunos sobre as características da mata atlântica.
Além disso, os estudantes sempre tiveram uma participação super especial nos eventos que são realizados no Parque. Através de apresentações culturais, as crianças passam mensagens do quanto é importante e urgente o ser humano mudar suas atitudes com relação ao meio ambiente.
Atualmente a escola conta com uma equipe de duas professoras, Irene Luiz Marcilio e Mariléia Zanelato Bagio, e a merendeira Sebastiana Pereira. Segundo elas, o fato da escola estar localizada nas proximidades de uma Unidade de Conservação, aumenta mais ainda a responsabilidade de repassar aos educandos práticas sustentáveis de desenvolvimento e responsabilidade ambiental.
Durante vários anos as professoras trabalham questões como lixo, água, mata ciliar, dentre outros temas ambientais. Essas iniciativas mostram que pequenas ações podem se transformar em grandes mudanças.
Este ano a escola vem trabalhando a questão da educação alimentar, que pode iniciar com o enriquecimento da merenda escolar com hortaliças cultivadas na própria escola…
ou na própria unidade escolar.
A equipe da escola considera que, É fascinante descobrir os caminhos que as crianças fazem ao elaborar e sistematizar seus conhecimentos em busca de novas descobertas. E para que isso aconteça faz-se necessário um trabalho coletivo de pessoas que amam o que fazem.
Um olhar mais atento para a nossa sociedade mostra a necessidade de acrescentar conteúdos que permitam formar cidadão conscientes e protagonistas de sua história.
… Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (Paulo Freire)