Um ano de energia solar na Apremavi

14 abr, 2021 | Notícias

Em março de 2021 a Apremavi celebrou um ano de solarização. A sede, que já contava com placas solares para aquecimento de água, instalou no ano passado, 80 painéis fotovoltaicos para produção de energia.

Os primeiros meses foram de adaptação (veja gráfico abaixo), mas pode-se observar que mesmo nos meses de inverno, onde a incidência solar é menor, o saldo final entre produção e consumo é positivo. A energia produzida é capaz de suprir o consumo de toda a estrutura do Viveiro Jardim das Florestas, do Centro Ambiental e das outras bases da Apremavi em Santa Catarina, como o escritório administrativo em Rio do Sul.

Gráfico de produção e cinsumo de energia solar.

Gráfico de Energia Solar: produzida, consumida e saldo gerados. Fonte: indicadores de desempenho da Apremavi.

Como a energia solar provém do sol, ela é considerada uma fonte limpa e renovável. Os painéis solares têm uma vida útil de mais de 20 anos e tem baixa necessidade de manutenção. Após os custos iniciais com instalação, estima-se que os gastos com a conta de luz tenham uma queda de 95%.

Com a crise climática cada vez mais grave, iniciativas que investem em energias renováveis e alternativas são um passo na direção certa. As mudanças nos modelos de produção, consumo e acesso a energia fazem parte do Objetivo 7, Energia Limpa e Acessível, nos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse objetivo preza por garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

Edinho Pedro Schaffer, Presidente da Apremavi, afirma que os resultados alcançados até aqui mostram que a instalação dos painéis solares foi muito benéfica: “de maneira geral, em um ano já produzimos mais de 30 megawatts de energia e com isso Apremavi já economizou mais de 4 mil reais em conta luz. Possuímos crédito disponível para utilizar nos próximos meses, onde a produção de energia é menor por conta do inverno. Isso confirma que o investimento é sim vantajoso, além de ser um exemplo, pois investimentos nessa linha são cada vez mais importantes para a garantia do nosso futuro”, completa Edinho.

Para a Apremavi, organização que implementa a Agenda 2030 no seu dia-a-dia e acompanha o debate dos ODS via Movimento ODS SC, a instalação dessa fonte de energia renovável e sustentável é apenas um dos meios de combater o aquecimento global e a crise climática. O plantio de árvores nativas para restauração de áreas degradadas é outra forma, por exemplo.

Autora: Gabriela Schäffer.

Pin It on Pinterest