14 de agosto foi dia de mutirão de plantio de árvores no Assentamento Neri Fabris

18 ago, 2021 | Matas Legais, Notícias

O dia 14 de agosto de 2021 foi de “mão na massa” para a equipe da Apremavi e os assentados do Assentamento Neri Fabris, localizado em Curitibanos (SC). Foi realizado um mutirão de plantio de árvores nativas para revitalizar a área comunitária do assentamento, que tem 763 hectares, completa 10 anos no dia 27 de dezembro deste ano e abriga 46 famílias. O plantio faz parte da campanha nacional do MST de plantar 100 milhões de árvores até 2030.

Através do Programa Matas Legais, uma parceria da Apremavi com a Klabin, foram doadas 1.500 mudas nativas. As mudas que sobraram do plantio no entorno da área comunitária, foram levadas pelos assentados para plantio nos lotes.

Na reunião que aconteceu após o plantio, Jô Santin, representante do MST, falou sobre a importância da ação e fez um apelo: “As famílias do Assentamento Neri têm um compromisso importante, de cuidar das árvores plantadas, para que quando alguém chegar aqui a pessoa possa dizer, como está bonito o assentamento. Cada planta precisa ser colocada na terra com o maior carinho, porque a terra é mãe e gera vida”.

Para Osni Ribeiro, um dos Coordenadores do Assentamento, o envolvimento de todos é muito importante, especialmente pelo cuidado que todos têm que ter com a água.

1.500 mudas de árvores nativas foram plantadas pela Equipe da Apremavi e por assentados do MST no Assentamento Neri Fabris, em Curitibanos (SC), no último dia 14 de agosto. Fotos: Equipe Apremavi.

As gerações mais jovens também foram envolvidas na ação. Edilaine Dick, Coordenadora de Projetos da Apremavi, levou o filho Joaquim e o amigo dele, Eduardo, para plantar algumas mudas. Joaquim, que tem 5 anos, mas já é fera no plantio de mudas, deu uma “aula” para a criançada do assentamento. Edilaine avalia que foi uma linda atividade de Educação Ambiental: “levar as crianças para participar de plantios comunitários é uma oportunidade de aprendizado sobre integração e envolvimento de diferentes pessoas na restauração. A maior satisfação é ver o filho contribuindo desde já na formação de outras crianças, com as orientações de como realizar o plantio das mudas“.

O prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima, também prestigiou o evento. Ele veio acompanhado do Secretário da Agricultura e sua equipe.

Miriam Prochnow, Conselheira da Apremavi, entende que parcerias desse tipo precisam ser estimuladas e ampliadas, como forma estratégica de dar escala à pauta da restauração, especialmente nesse momento em que é imperativo implementar ações de combate ao aquecimento global.

Plantio de mudas

Autora: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest