A natureza brasileira não pode continuar em chamas

22 ago, 2019 | Notícias

Estamos enfrentando a pior onda de incêndios florestais dos últimos 7 anos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio florestal aumentou 82% entre janeiro e agosto de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018. Sendo a Amazônia o bioma mais afetado, com 51,9% dos casos, seguido do Cerrado, com 30,7% dos registros de queimada.⁠ Mas a Mata Atlântica não está imune, 10,9% dos casos é registrado no bioma, tendo inclusive registros de incêndio em áreas dentro de parques nacionais.

Apesar do tempo seco, os incêndios florestais geralmente são causados por conta da ação humana: moradores, fazendeiros e grileiros que possuem a prática irresponsável de queimar lixo, usar fogo para abrir terrenos, limpar o pasto e fazer clareiras no meio da floresta.⁠

Enquanto a vegetação nativa em todo o Brasil está em chamas, lá se vai nossa biodiversidade, nossa saúde, nosso clima. Entre os vários impactos imediatos das queimadas, as perdas de biodiversidade e da qualidade do solo já são incontáveis, os problemas de saúde aumentam gradativamente, e as emissões de CO2 estão no auge o que só contribui ainda mais para o agravamento da crise climática.

Em tempos de emergências precisamos agir antes que seja tarde demais!

Manifestações em defesa da Amazônia

Amanhã é sexta-feira e como tem acontecido nos últimos meses é mais uma sexta-feira com atividades de mobilização para chamar atenção para a emergência climática que afeta o nosso planeta e pedir que todos sejam parte da ação que quer reverter esse quadro e permitir um futuro para a humanidade. O #fridaysforfuturebrasil, e um conjunto de organizações que trabalham em prol da Amazonia, está chamando o Brasil para ir às ruas e manifestar seu apoio e preocupação com a integridade da Floresta Amazônica.

O Plantando o Futuro, grupo de jovens aqui de Atalanta (SC), com apoio da Apremavi e do Colégio Dr. Frederico Rolla, integra o movimento internacional Sextas pelo Futuro e amanhã, além de manifestar sua solidariedade com a situação da Amazonia, gravará um vídeo, com os jovens cantando a canção Unity, que significa Unidade. É uma forma de reunir os jovens pelo mundo.

Faça parte do chamado: encontre a cidade mais perto de você e se junte ao manifesto em prol da Amazonia, é amanhã! Fonte: Fridays for Future – Brasil.

A manifestação em defesa da Amazônia é uma manifestação em defesa da vida, de todas as espécies vegetais e animais, inclusive a espécie humana.

A Amazônia também precisa ser preservada para que o Sul e Sudeste do Brasil tenham chuvas e possam continuar produzindo na agropecuária, além disso a manutenção da Floresta Amazônica também é fundamental para que o clima do planeta não esquente ainda mais.

A defesa da Amazônia é de interesse de todos os brasileiros, ou melhor, de todos os habitantes deste planeta, e, deve estar acima de quaisquer ideologias ou partidos políticos, deve estar acima de interesses privados imediatos e a conservação da floresta é uma tarefa que deve também salvaguardar a existência das populações tradicionais que lá moram há milênios ou séculos. É uma tarefa que precisa do empenho dos governos federal, estaduais e municipais e o apoio de empresários, ONGs, academia e todas as pessoas do Brasil e do mundo que se preocupam com as atuais e futuras gerações.

ABONG divulga nota de repúdio ao Presidente

Diante da acusação caluniosa do Exmo. Sr. Presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quarta-feira (21/8), que insinua sem quaisquer provas que organizações não governamentais poderiam ser responsáveis pelas queimadas em curso na Amazônia como forma de denunciar o governo em âmbito internacional, a ABONG e um conjunto de organizações não-governamentais divulgaram uma nota de repúdio no qual pedem que o presidente deve agir com responsabilidade e provar o que diz, ao invés de fazer ilações irresponsáveis e inconsequentes, repetindo a tentativa de criminalizar as organizações, manipulando a opinião pública contra o trabalho realizado pela sociedade civil.

Pacto pela Democracia lança carta aberta ao Presidente

O Pacto pela Democracia, junto com outras instituições e movimentos, também divulgou hoje uma carta aberta ao presidente na qual manifesta que atribuir a terceiros a autoria de eventos pelos quais se é responsável é uma prática tão comum quanto nefasta, e, com profunda indignação, recebem a falaciosa e gravíssima declaração proferida por ele na manhã desta quarta-feira (21/8). A carta pede que o Presidente assuma suas responsabilidades e comece a defender e preservar um meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme explicita nossa Constituição Federal.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest