Apremavi divulga os vencedores do Concurso de Desenho “Parque Mata Atlântica 20 Anos”

17 jul, 2020 | Notícias

O Concurso de Desenhos “Parque Mata Atlântica 20 Anos” , realizado em comemoração aos 20 anos de fundação da primeira área pública de conservação da natureza de Atalanta, mobilizou virtualmente centenas de estudantes do município, bem como instituições e a comunidade.

Miriam Prochnow, vice-presidente da Apremavi, relata que a ideia era poder comemorar os 20 anos do Parque Natural Municipal Mata Atlântica com vários eventos presenciais, onde as pessoas pudessem estar na natureza e desfrutar de seus benefícios. “Infelizmente com a pandemia isso não está sendo possível, por isso tivemos que nos reinventar. A forma como o Concurso de Desenhos foi executado mostrou que existem muitas maneiras de expressar o amor ao meio ambiente. A participação foi fantástica e agradecemos muito a toda comunidade escolar de Atalanta. Os desenhos encaminhados estão maravilhosos e acredito que poderão ser produzidos muitos materiais educativos com todos eles. Parabéns a todos.”, complementa Miriam.

A iniciativa contou com a participação de todas as escolas da cidade, na condição de co-realizadoras. Já o processo de seleção e deliberação teve a participação de representantes dos poderes Legislativo e Executivo e Associações da Sociedade Civil.

A escolha dos vencedores de cada categoria se deu no dia 9 de julho, data em que a Comissão Julgadora se reuniu na sede da Apremavi. Após algumas horas de deliberação e análise criteriosa dos itens previstos no Edital, os jurados votaram naqueles que foram observados como os desenhos que melhor representaram os objetivos e belezas do Parque, bem como melhor se adequaram às metas previstas para aplicação das composições no futuro.

Kátia Longen, da Academia de Letras do Brasil em Santa Catarina – Seccional Atalanta, integrou a Comissão Julgadora e parabenizou a todos os envolvidos na iniciativa. “Comemorar os 20 anos do Parque Mata Atlântica através de um Concurso de Desenhos envolvendo toda a comunidade escolar foi, com certeza, uma bela iniciativa dos organizadores que conseguiram, apesar desses tempos difíceis de pandemia, prestar uma linda homenagem a este Parque que é um espaço que orgulha muito os atalantenses“, reforça Kátia. 

Confira os vencedores:

 

Categoria I – “Ilustração” | Participaram alunos do 1º ao 5º ano

Nesta categoria os alunos foram provocados a representar algum desenho criado a próprio punho, original, representando alguma das belezas do Parque Mata Atlântica.

1º Colocado: Gustavo Henrique Seemann – 4º ano do E. F. – E.M.E.F. Vila Gropp.

2º Colocado: Gustavo Jochem Herbst – 1º ano do E.F. – E.M.E.F. Ribeirão Matilde.

3º Colocado: Juliana da Silva – 2º ano do E.F. – E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”.

Categoria II – “Para Colorir” | Alunos do 6º ao 9º ano

Os participantes da categoria II deveriam elaborar um desenho sem cores, com a ideia de se produzir materiais para colorir, como cartilhas e outros materiais educativos.

1º Colocado: Iohana Steinheuser – 7º ano E.F. E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”.

2º Colocado: Jadiane da Silva –  9º ano E.F. – E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”.

3º Colocado: Danieli Aline Voss – 8º ano E.F. – E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”.

Categoria III – “Logomarca” | Puderam se inscrever alunos do Ensino Médio e EJA

O desafio da categoria III foi produzir um esboço para a nova identidade visual do Parque Mata Atlântica, que será repaginada em 2020. O desenho deveria conter traços simples e representar de forma objetiva as atrações e importância da Unidade de Conservação.

1º Colocado: Ana Laura Maciel Krunvald – 1ª série E.M. – E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”.

2º Colocado: Mariana Demarchi – 2ª série E.M. – E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”.

3º Colocado: Larissa Fernandes Saturno – 2ª série E.M. – E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”.

Durante a deliberação da Categoria III, os integrantes da Comissão Julgadora decidiram por autorizar e indicar que elementos de todos os desenhos finalistas sejam utilizados na composição da nova logomarca, e não apenas os presentes no desenho vencedor. Nesse sentido, a Comissão Organizadora responsabilizou-se por informar a equipe de comunicação da Apremavi, responsável por elaborar a nova identidade visual do PNMMA, desta demanda. A expectativa é que a nova identidade seja lançada ainda em 2020, substituindo a antiga logomarca do Parque e representando o Parque de maneira moderna, atual e fidedigna com os valores que foram construídos ao longo desses 20 anos de existência.

 

Premiação

Os finalistas, bem como as escolas participantes, receberão um diploma, comprovando participação e êxito, além de um kit de publicações da Apremavi. Os vencedores de cada categoria também terão direito a uma premiação surpresa adicional, ofertada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Atalanta (CDL) e pela vice-presidente da Apremavi, Miriam Prochnow.

A entrega não tem data determinada, mas será viabilizada pela Comissão Organizadora do concurso já nos próximos dias. Ainda assim, a expectativa e anseio da Apremavi é realizar, assim que for possível e seguro, uma cerimônia oficial para ratificar os resultados do Concurso e celebrar o sucesso da iniciativa com todos os envolvidos. 

A Coordenadora de Comunicação da Apremavi, Carolina Schäffer, comenta que o resultado do concurso de desenhos foi um sucesso não só pelo número de inscrições recebidas, mas também pela qualidade de cada um deles. “Aproximar as crianças da natureza através da arte, e vice-versa, é uma das formas mais poderosas de garantir a formação de cidadãos conscientes de si mesmos e do mundo que os cerca“, idealiza Carolina.

O Concurso de Desenhos “Parque Mata Atlântica 20 Anos” é realizado pela Apremavi, gestora do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica; e co-realizada pela E.E.B. “Dr. Frederico Rolla”,  E.M.E.F. Ribeirão Matilde e E.M.E.F. Vila Gropp, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Atalanta.

A Apremavi ressalta que, no decorrer de todas as etapas do Concurso de Desenho, foram seguidas rigorosamente as medidas de prevenção à Covid-19 e demais orientações sanitárias.

Em caso de dúvidas sobre o certame, favor entrar em contato com a Comissão Organizadora através do endereço eletrônico parquema@apremavi.org.br

 

Autor: Vitor Lauro Zanelatto.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest