Parque Mata Atlântica terá concurso de desenhos

27 maio, 2020 | Notícias, Parque Natural Municipal Mata Atlântica, Parques e UCs

Para celebrar o aniversário de 20 anos do decreto que criou o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, foi lançado hoje um concurso de desenho, em parceria com as escolas da cidade de Atalanta e apoio institucional da prefeitura do município.

O Parque foi decretado em 5 de junho de 2000, e desde então tem sido local de referência para atividades de educação ambiental e turismo ecológico. A área de 54 hectares que o constitui está entre às comunidade de Vila Gropp e Dona Luiza, a aproximadamente dois quilômetros do centro da cidade. No último ano, foram recebidos mais de 3.300 visitantes; destes, 729 alunos, de instituições educacionais de diferentes regiões de santa Catarina.

Com o objetivo de destacar a história e importância da Unidade de Conservação para comunidade atalantense e integrar os diferentes personagens responsáveis pela existência do Parque, a Apremavi lança o Concurso de Desenho “Parque Mata Atlântica 20 Anos”, que envolverá mais de 500 estudantes, discentes de todas as escolas da cidade de Atalanta. Os alunos poderão participar em alguma das categorias, conforme a etapa escolar que frequentam.

Categorias do Concurso de Desenhos

 
Categoria I – “Ilustração”

Poderão participar alunos do 1º ao 5º ano.

Nesta categoria os alunos deverão representar algum desenho criado a próprio punho, original, representando alguma das belezas do Parque Mata Atlântica. 

Acesse o guia de orientações da categoria aqui.

Categoria II – “Para Colorir”

Poderão participar alunos do 6º ao 9º ano.

Os participantes da categoria II são convidados a elaborar um desenho sem cores, com a ideia de se produzir materiais para colorir, como cartilhas e outros materiais educativos.

Acesse o guia de orientações da categoria aqui.

Categoria III – “Logomarca”

Poderão participar alunos do Ensino Médio e EJA.

O desafio da categoria é produzir um esboço para a nova identidade visual do Parque Mata Atlântica, que será repaginada em 2020. O desenho deverá conter traços simples e representar de forma objetiva as atrações e importância da Unidade de Conservação. 

Acesse o guia de orientações da categoria aqui.

 

Independente da categoria, o objetivo é representar as belezas do Parque.

Inspiração para os desenhos

A principal inspiração para os desenhos que serão inscritos no concurso são as belezas e atrativos do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica.

Os principais atrativos do parque são a cachoeira Perau do Gropp, com 41 metros de queda, e a cascata Córrego do Rio Caçador, com 18 metros de altura. O acesso até a cachoeira e a cascata é feito pela Trilha da Lontra que tem aproximadamente 1.000 metros de extensão. Durante a caminhada os visitantes podem observar os paredões rochosos cobertos por samambaias, avencas e musgos, além de terem a oportunidade de conhecer algumas espécies nobres da Mata Atlântica como o cedro (Cedrella fissilis), a canela sassafrás (Ocotea odorifera) e o xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana). É também na Trilha da Lontra que está localizada a cascata Córrego do Rio Caçador e, ao final da caminhada, o visitante é compensado com a beleza da cachoeira Perau do Gropp.

Além disso o parque conta com um centro de referência com recepção e auditório com capacidade para 100 pessoas; um Museu Histórico Municipal Wogeck Kubiack, com aproximadamente 400 peças em seu acervo que contam parte da história da colonização de Atalanta; e, um mirante de onde se pode avistar a cachoeira com 41 metros de queda.

Veja a seleção de fotos que preparamos para vocês:

Belezas do PNM Mata Atlântica, em Atalanta. Para ver mais fotos, acesse o Instagram do Parque (@parquematatlantica). Fotos: Arquivo Apremavi.

Informações adicionais

Por causa da pandemia de covid-19 (coronavírus), desde o final de março às aulas estão ocorrendo a distância. Para ajudar os professores orientadores, alunos e pais, foram produzidos guias de orientações para os participantes, que estão disponíveis para download e serão distribuídos pelas escolas. Além disso, a inscrição dos alunos também poderá ser realizada pelas escolas, proporcionando uma maior acessibilidade e facilitando a participação dos alunos, sobretudo os das séries iniciais, que estão acostumados com materiais impressos. 

As inscrições serão aceitas até o dia 26 de junho deste ano, através de formulário online. Após essa data será formada a Comissão Julgadora, que contará com representantes da Apremavi, Prefeitura Municipal de Atalanta, Câmara de Vereadores e representantes da sociedade civil. O resultado deverá ser divulgado até dia 17 de julho. Os finalistas, bem como às escolas participantes, receberão um diploma, comprovando participação e êxito, além de um kit de publicações da Apremavi. Os vencedores de cada categoria também terão direito a uma premiação surpresa adicional. 

O Concurso de Desenhos “Parque Mata Atlântica 20 Anos” é realizado pela Apremavi, gestora do Parque Natural da Mata Atlântica; e co-realizado pela E.E.B. Dr. Frederico Rolla, E.M.E.F. Ribeirão Matilde e E.M.E.F. Vila Gropp, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Atalanta.

Autores: Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelatto.
Ilustração de capa: Taís Fontanive.

Pin It on Pinterest