De 07 a 13 de novembro de 2009, Miriam Prochnow, Coordenadora de Políticas Públicas da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e Wigold Schaffer, estiveram na cidade de Heidelberg (Alemanha), para proferir palestras sobre a Mata Atlântica, numa parceria com a ONG ambientalista BUND (Bund Für Umwelt und Naturschutz Deutschland).

Wigold, que é sócio fundador da Apremavi, aproveitou suas férias no Ministério do Meio Ambiente para praticar um pouco de trabalho voluntário. As palestras tiveram como conteúdo principal a diversidade dos Biomas Brasileiros, destacando áreas conservadas e problemas atuais, com ênfase para a Mata Atlântica.

As palestras foram proferidas em alemão, para estudantes de 09 a 17 anos, envolvendo mais de 500 alunos de 08 escolas: St. Raphael-Gymnasium, Theodor-Heuss-Realschule, Waldorfschule, Gregor-Mendel-Realschule, Hölderlin-Gymnasium, Heidelberg College, Mönchhof-Grundschule e Friedlich-Ebert-Grundschule. Brigitte Heinz do Bund acompanhou todo o circuito de palestras. Com duração de 1 hora e 30 minutos, no início de cada palestra era apresentado um filme em DVD sobre os Biomas Brasileiros, elaborado pela Apremavi especialmente para este intercâmbio e no final eram distribuídos vários materiais da Apremavi e do Bund.

Além das palestras nas escolas, foi realizada uma reunião na sede do Bund com a participação de Diretores da instituição e pessoas da comunidade. Também foi realizada uma reunião com representantes da Prefeitura de Heidelberg e, no dia 09 de novembro de 2009, data em que se comemorou os 20 anos da queda do muro de Berlim, também foram comemorados os 33 anos de fundação do Bund. O intercâmbio entre a Apremavi e o Bund existe desde 1998, no âmbito do Projeto Bosques de Heidelberg em Atalanta, que já plantou mais de 80.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Além das palestras também foi realizado um passeio pela floresta municipal de Heidelberg, uma excelente oportunidade para apreciar o outono na Alemanha, quando as árvores mostram um colorido todo especial. Essa visita foi um momento de aprendizado sobre as florestas alemãs e o uso sustentável que é dado às mesmas, sempre utilizando conceitos de uso múltiplo, que vão do aproveitamento de produtos madeireiros da floresta, até aspectos relacionados a lazer, clima e biodiversidade.

Após a cidade de Heidelberg a viagem prosseguiu para Amsterdam na Holanda, onde foram realizadas visitas e reuniões na fundação Both Ends, com a qual a Apremavi mantém contato desde 1995 e também na ICCO, na Solidaridad e na IUCN.

Fotos: Brigitte Heinz, Miriam Prochnow e Wigold Schaffer

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest