Apremavi marca presença e faz sucesso na 1ª feira de mudas de Lontras

21 jun, 2021 | Notícias

Quem passou pelo centro de Lontras (SC) no último sábado (12/06) conseguiu observar uma imensa variedade de formas, texturas e cores na praça central da cidade. Organizada pela administração municipal, ocorreu a primeira feira de mudas frutíferas, ornamentais e flores, responsável por reunir diversos viveiros, além de produtores de hortaliças e artesãs da cidade.

A Apremavi comercializou cerca de 500 mudas, de diferentes tamanhos e uma grande variedade de espécies. Além das tradicionais mudinhas nativas de árvores, o estande foi preenchido por algumas unidades da imponente Bromélia-imperial (Alcantarea imperialis). Confira algumas das espécies produzidas no Viveiro Jardim das Florestas e disponibilizadas para venda no último sábado:

Lista de mudas

Lista de espécies disponíveis durante a 1ª Feira de Mudas da cidade de Lontras (SC). 

O evento foi mais uma oportunidade para divulgar o projeto Restaura Alto Vale, que objetiva restaurar 320 hectares da Mata Atlântica no Alto e Médio Vale do Itajaí e no Planalto Norte de Santa Catarina através da restauração e enriquecimento ecológico. O projeto ainda está com o cadastro aberto para interessados em participar.

Para Taís Fontanive, colaboradora da Apremavi, a iniciativa só traz benefícios: “eventos como esse são ótimas oportunidades para os viveiros divulgarem os seus trabalhos e também conhecerem o trabalho de outros viveiros e pessoas. Além disso, estimulam as pessoas a plantarem árvores e flores, o que também faz bem à natureza”.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município, Edenilson Scherer, explicou melhor os objetivos do evento: “em outros anos realizamos o pedido das mudas com antecedência, com uma menor quantidade de espécies disponíveis. Isso nem sempre agradava a todos. Com a feira, a população poderá escolher entre diversos expositores e realizar a compra diretamente com eles”.

As vendas iniciaram às 8h e seguiram até o final da tarde, resultando na movimentação de milhares de mudas. Ao longo do dia o biólogo Marcos Adriano Hang orientou técnicamente sobre o plantio e a escolha da melhor espécie para cada tipo de plantio. “A feira de mudas de Lontras foi um sucesso, além da grande procura por mudas, os Lontrenses também puderam tirar suas dúvidas sobre as espécies que estavam adquirindo junto aos expositores”, confirma Edegold Schaffer, colaborador da Apremavi e um dos responsáveis pela ação em Lontras.

Feira de mudas de Lontras

A Feira de Mudas de Lontras (SC) ocorreu no dia 12 de junho. Fotos: Vitor Lauro Zanelatto.

Autores: Vitor L. Zanelatto e Taís Fontanive.

Pin It on Pinterest