Apremavi participa da 44ª Reunião do FF PR e SC
Atuante desde 2008, o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FF PR e SC) dedica-se aos diálogos sobre a silvicultura e à conservação, buscando contribuir no incremento da qualidade de todas as formas de vida e no combate à crise climática.
Realizada em Curitiba, a reunião de 12 de março foi facilitada por Renata Garrett Padilha e Mônica Gabira, do Mater Natura, organização hospedeira do Fórum Florestal. Os participantes dedicaram-se à realização de uma oficina para a elaboração da estratégia de advocacy do coletivo. Além disso, a reunião contou com a apresentação e recepção de novos membros, retrospectiva 2023 e dinâmica ambiental da Trilha do Tatu, na RPPNM Airumã.
Desde 2023 o desenvolvimento de uma estratégia de advocacy é a prioridade da iniciativa. A primeira ação foi a capacitação do grupo, instruindo sobre como construir estratégias dessa natureza. A partir da oficina foi iniciada a construção da estratégia através de dez passos: Teoria da Mudança, prioridade e objetivo, processo decisório, público-alvo, parceiros e coalizões, mensagem, mensageiros, atividades, gerenciamento de riscos, monitoramento e avaliação.
Durante a reunião o grupo trabalhou no passo 1: Teoria da Mudança, com a definição do problema e impacto almejado pelo fórum. Os próximos meses serão dedicados aos passos seguintes, com previsão de conclusão em junho de 2024.
A Apremavi foi representada no encontro por Marluci Pozzan. No total a reunião teve 24 participantes de 20 diferentes instituições. “A atividade foi muito produtiva, pois reuniu instituições e empresas de diferentes setores que puderam contribuir na construção da estratégia. Os resultados obtidos são reflexo das diversas experiências dos participantes, bem como do diálogo e respeito entre os membros do fórum”, avalia Marluci.
> Conheça a publicação Paisagens Florestais e o Protagonismo das Mulheres, elaborada pelo FF PR e SC
Autora: Marluci Pozzan
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Vitor Lauro Zanelatto