FF PR e SC lança publicação sobre o protagonismo das mulheres na restauração florestal

15 set, 2022 | Notícias

“Meu trabalho nesta história é para garantir o futuro para o meu filho, e também para os filhos de outras mães” – Fabiana Dallacorte, Bio Teia Estudos Ambientais

Visando promover a disseminação de experiências exitosas na restauração de paisagens associadas à atuação do Diálogo Florestal e do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, uma nova publicação foi lançada hoje (15/09), por meio de uma live, fruto da colaboração entre mulheres atuantes em diferentes espaços relacionados à restauração florestal no Brasil.

Seis ensaios dão estrutura à publicação, assinados por mulheres integrantes das organizações que constituem o FF PR e SC:Alessandra Xavier de Oliveira e Gisele Santos Hennig (SPVS), Edilaine Dick e Miriam Prochnow (Apremavi), Fabiana Dallacorte (Bio Teia), Luciane Costa (IFSC Lages) e Mariana Schuchovski (Rede Mulher Florestal). Elas elaboraram ensaios partindo de diferentes perspectivas e territórios, apresentando experiências exitosas na restauração de áreas degradadas, planejamento de paisagens, conservação da biodiversidade e em estratégias de governança e diálogos multissetoriais.

Através de ensaios escritos em diferentes localidades do território que o FF compreende. As colaboradoras buscaram estimular ainda mais o debate sobre a perspectiva de gênero para pautas da cadeia da restauração, como a implementação da Década da Restauração dos Ecossistemas e estratégias de governança no setor. A incorporação de diferentes perspectivas através da contribuição das integrantes está longe de esgotar o debate ou trazer uma visão universal do ser mulher na restauração florestal. Ao contrário, contribui para que o debate cresça e chegue cada vez mais longe.

 

+ Acesse a publicação 


A elaboração da publicação foi coordenada por Vitor Zanelatto e Edilaine Dick, da Secretaria Executiva do FF PR e SC. A revisão conceitual foi realizada por Nara Perobelli, as ilustrações inéditas são assinadas por Isabelle Nogueira e o projeto gráfico é de Carolina Schäffer. A elaboração do projeto, que contou com a colaboração de tantas mulheres talentosas, foi apoiada pelo Diálogo Florestal, na Década da Restauração de Ecossistemas.

Além da versão online, disponível no site do Diálogo Florestal, o Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina irá disponibilizar 1.500 exemplares para as organizações integrantes do Fórum, instituições de ensino e pesquisa e demais interessados. Para o envio de exemplares basta realizar a solicitação através de um formulário.

O evento de lançamento da cartilha ocorreu no último bloco do primeiro evento público do Encontro Nacional do Diálogo Florestal, que também trouxe os resultados do Diálogo Florestal e dos Fóruns Florestais nos últimos quatro anos e um debate sobre paisagens e restauração. Confira:

 
O Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

A primeira reunião da iniciativa aconteceu em julho de 2008. Quatro eixos principais de discussão orientam a organização das reuniões e a realização dos seminários regionais, a saber: Fomento e Certificação Florestal, Ações socioambientais, Planejamento da Paisagem e Conservação e Mudanças Climáticas.

Cada vez mais, o Fórum Florestal promove a produção e trocas de conhecimento, acolhendo os grandes debates do setor de florestas plantadas, da Academia e das organizações ambientalistas, que comungam do anseio em co-construir soluções para conflitos e crises baseadas no diálogo.

Em novembro de 2020, os integrantes do Fórum realizaram de forma coletiva a revisão do Objetivo Geral e específicos da iniciativa para o próximo triênio, definiram oportunidades, ameaças potenciais parceiros e territórios prioritários para a atuação.

Os objetivos específicos do Fórum são:
・Apoiar o planejamento de paisagens sustentáveis através de iniciativas como o Diálogo do Uso Solo.
・Estimular boas práticas voltadas à ações de conservação e restauração de remanescentes da Mata Atlântica e Campos Nativos
・Discutir localmente os efeitos da silvicultura e encaminhar ações que dizem respeito à conservação.
・Constituir um espaço de diálogo e planejamento que influencie políticas públicas socioambientais voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Pin It on Pinterest