Apremavi participa de audiência sobre instituição do Dia Nacional de Segurança de Barragens

30 ago, 2019 | Notícias

No dia 29 de agosto a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) participou de Audiência Pública em Brasília, destinada a debater a importância da instituição do Dia Nacional de Segurança de Barragens. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), do Senado Federal.

A audiência foi conduzida pelo Senador Styvenson Valentim (RN). Além de João de Deus Medeiros, conselheiro da Apremavi, participaram como debatedores Maria Luiza Ribeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica e Fernando Damasceno, do Movimento dos Atingidos por Barragens.

João de Deus fez uma apresentação mostrando a questão da insegurança das barragens, independentemente do seu tamanho (pequenas, médias ou grandes) e finalidade (Barragens para abastecimento de água, hidrelétricas ou de rejeitos), usando como exemplos o caso de Brumadinho (MG), Barra Grande (SC/RS) e a PCH Heidrich (SC).

Segundo João, foi possível passar um recado bom no sentido de cobrar maior responsabilidade e consequência das ações do estado na implementação da política nacional de segurança de barragens.

Para conferir toda a audiência e as apresentações acesse o site da Comissão ou veja o vídeo abaixo.

Autora: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest