Apremavi participa de feira de mudas no Dia da Biodiversidade

24 maio, 2021 | Notícias

No dia 22 de maio de 2021, Dia da Biodiversidade, a Apremavi participou do I Feirão de Mudas Frutíferas e Ornamentais e de Artesanato da cidade de Ituporanga (SC). O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.

Nossa equipe foi convidada pelo Prefeito, Gervásio Maciel, e pela Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Loffi Petry, que estiveram no Centro Ambiental Jardim das Florestas no dia 13 de maio para conhecer as novas instalações do viveiro e fazer o convite.

Registros feitos duante a visita do Prefeito e da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Ituporanga (SC) à Apremavi. Fotos: Arquivo Prefeitura de Ituporanga.

A Feira

Por conta da pandemia e respeitando as regras de isolamento social, apenas dois representantes da equipe estiveram no evento. Gabriela Schäffer e Wigold Schäffer, ambos integrantes do Conselho Consultivo e já vacinados, ficaram responsáveis pela exposição ao ar livre e venda de mudas nativas da Mata Atlântica de 25 espécies diferentes, principalmente frutíferas e ornamentais.

Os feirantes passaram o dia respondendo questionamentos sobre espécies nativas. Segundo Gabriela muitas pessoas tinham perguntas sobre o crescimento das espécies e sobre a atratividade delas para a fauna. “Os que estavam em busca de espécies que não estavam à venda no local, foram orientados a procurar o Viveiro Jardim das Florestas em Atalanta (SC) para conhecer as 200 espécies que temos disponíveis aqui“, complementou a conselheira.

Ao final do evento, tinham sido vendidas 458 mudas das 600 que estavam disponíveis. As ornamentais preferidas do público foram as espécies de palmeira (palmeira-real, palmito e butiá) e os diferentes tipos de ipê (branco, roxo, amarelo-do-brejo e amarelo-da-serra). Já entre as frutíferas, as mais queridas foram cereja-do-rio-grande, jabuticaba, grumixama e pitanga.

O movimento foi intenso durante todo o dia, mas na parte da tarde, Wigold Schaffer conseguiu para dar uma entrevista ao vivo para a Rádio Sintonia, que estava cobrindo o evento. O sócio fundador falou sobre a importância do Dia da Biodiversidade e deu detalhes sobre o trabalho da Apremavi, com destaque para o Projeto Restaura Alto Vale. “O evento foi um sucesso, estamos muito felizes com o convite e esperamos continuar estreitando os laços com a Prefeitura de Ituporanga para mais projetos e parcerias“, afirmou Wigold.

Autoras: Gabriela Schäffer e Carolina Schäffer
Revisão: Miriam Prochnow 

Pin It on Pinterest