Apremavi participa do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros

23 dez, 2022 | Conservador das Araucárias, Implantando o Código Florestal, Notícias

Nos dias 01 e 02 de dezembro a Apremavi apresentou projetos e participou do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros: União pela Conservação em Itá (SC).

A iniciativa teve como objetivo fomentar ações, acordos de cooperação e integração referentes à conservação e uso racional do Rio Uruguai e aquíferos relacionados, de acordo com os princípios da Carta de Itá. A programação incluiu a participação de instituições de vários setores em mesas redondas e apresentações individuais, promovendo a integração das cidades e sociedades civis, parlamentos e autoridades por meio de pessoas físicas, jurídicas, entidades públicas e privadas que atuam na bacia do rio Uruguai. 

Entre as atividades do evento houve o lançamento do livro “Peregrinos del Río”, do Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional de Rio Uruguai e Aquífero Guarani, e a apresentação do Plano de Uso do Entorno dos Reservatórios das Usina Hidrelétrica de Itá.

Foi promovido pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Instituto do Meio Ambiente (IMA) – Governo de Santa Catarina, União de Parlamentares Sul-americanos e do Mercosul (UPM), Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA/RS) e Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Participação da Apremavi

Representando a Apremavi, a coordenadora de projetos Edilaine Dick apresentou a instituição e os projetos desenvolvidos, dando ênfase à atuação da Apremavi na região hidrográfica do Rio Uruguai. Edilaine também divulgou a “Campanha de adesão ao PRA”, liderada pela Apremavi através do projeto Implementando o Código Florestal, chamando a atenção dos presentes para o prazo de adesão ao PRA que está em curso, e solicitou apoio da divulgação da campanha junto aos agricultores.

 

Apremavi participa do Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros. Foto: Marluci Pozzan

Apresentação do trabalho da Apremavi durante o Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros. Foto: Marluci Pozzan

O projeto Conservador das Araucárias também fez parte da apresentação, tendo Edilaine destacado o potencial de implementação do projeto e contribuição do mesmo para a restauração e conservação de florestas na bacia do Rio Uruguai. 

A participação no evento abriu portas para muitas parcerias que podem ser formadas, além de possibilitar levar informação em tempo sobre a necessidade de adesão ao PRA até 31/12/2022, visto que ao final do evento várias foram as solicitações do material da campanha para auxiliar na divulgação”, comenta Edilaine.

Um dos encaminhamentos do evento foi a assinatura da ratificação da Carta de Itá, documento firmado em 2012 pelos participantes da Terceira Reunião do Fórum de Conservação do Rio Uruguai, da União dos Parlamentares Sul-americanos e Mercosul (UPM).

Autora: Marluci Pozzan.
Revisão: Edilaine Dick, Thamara Santos de Almeida e Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest