Entre os dias 06 e 20 de novembro, Edegold Schäffer, Presidente da Apremavi e Maria Luiza Schmitt Francisco, Secretária Executiva da associação, estiveram em viagem à Alemanha, onde proferiram uma série de 10 palestras sobre a Mata Atlântica nas escolas da cidade de Heidelberg.

Esse foi o segundo ano consecutivo que representantes da Apremavi ministram palestras nas escolas daquela cidade em parceria com a ONG ambiental alemã BUND (Bund Für Umwelt und Naturschutz Deutschland) durante a semana de meio ambiente que acontece anualmente em Heidelberg.

As palestras foram ministradas em alemão e o assunto principal abordado foi a Mata Atlântica no Brasil, suas riquezas e belezas naturais e também os problemas e ameaças que afetam a sua biodiversidade. Um dos pontos relevantes do encontro, foi o questionamento feito às turmas sobre o que cada um pode fazer diante destes problemas e ameaças. A partir deste momento, várias ideias de ações importantes e criativas foram dadas pelos próprios alunos. Além destes pontos, também foram mostradas curiosidades sobre os diversos biomas e aspectos culturais das cinco grandes regiões do nosso país.

Ao todo foram 10 palestras em oito diferentes escolas para alunos de 3ª a 6ª série. Mais de 530 alunos assistiram as palestras e o que mais impressionou os palestrantes da Apremavi, foi o interesse demostrado pelos alunos e professores, mas também o conhecimento pelo tema abordado.

Cada palestra teve a duracão de uma hora e meia e contou também com a exibição de um vídeo sobre a Mata Atlântica.

As escolas que foram contempladas para participar desta semana de meio ambiente através das palestras da Apremavi são: St. Raphael-Gymnasium, Theodor-Heuss-Realschule, Fröbelschule, Pestalozzischule, Gregor-Mendel-Realschule, Albert-Schweitzer-Schule, Johannes Kepler Realschule, Mönchhof-Grundschule.

O intercâmbio entre a Apremavi e o BUND existe há 11 anos, no âmbito do Projeto Bosques de Heidelberg no Brasil, que já plantou cerca de 90.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em diversos municípios do Estado de Santa Catarina.

Grande parte dos recursos arrecadados para possibilitar o plantio desses bosques no Brasil vem de esforços dos próprios alunos das escolas municipais de Heidelberg, através da venda de cucas e panquecas, produtos de Natal, entre outros.

De acordo com os representantes da Apremavi, é extremamente impressionante o grande engajamento das crianças em prol de um projeto de recuperação e preservação do meio ambiente no Brasil. Elas se sentem parte da situação e querem de alguma forma tentar reverter um pouco o quadro problemático na questão ambiental, que tem reflexos globais.

Um dos principais entusiasmos das crianças são os animais existentes na nossa floresta. Para a Apremavi é muito satisfatório ver no rosto de cada um a alegria e o valor que eles dão para esta questão.

Na avaliação final do resultado das palestras, a equipe do BUND demonstrou extrema satisfação, conforme depoimento abaixo (em alemão) de Brigitte Heinz, Secretária Executiva da organização, onde também, já manifestaram convite para a continuação do projeto no próximo ano.

{%VIDEO%}

Além das palestras, Edegold e Maria Luiza aproveitaram os momentos de folga para se reunir com alguns representantes do BUND. Também realizaram uma visita à um empresário que apoia o projeto conhecido como “Heidelberger Wältchen in Brasilien”.

Após o encerramento das palestras e reuniões, Edegold e Maria Luiza foram até Berlin, capital da Alemanha, onde se encontraram com uma ex-estagiária da Apremavi, natural de Heidelberg e também grande incentivadora e divulgadora da parceria.

O BUND é a maior Organização Não Governamental da área de meio ambiente da Alemanha e conta com mais de 450 mil sócios. Atua em diversos setores como energias renováveis, lixo, água e outras ações voltadas ao meio ambiente como um todo.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest