Conservação da Biodiversidade

Conservar a biodiversidade é proteger a vida em todas as suas formas

A biodiversidade é a base da vida na Terra. No entanto, a perda de habitats, a fragmentação das florestas e as pressões humanas colocam em risco não apenas a fauna, a flora e a funga, mas também os serviços ecossistêmicos dos quais dependemos, como a regulação do clima, a disponibilidade de água e a fertilidade do solo.

Diante desse cenário, conservar a biodiversidade é um compromisso urgente. A Apremavi acredita que a melhor estratégia para a conservação da biodiversidade é a criação de Unidades de Conservação públicas e privadas.

 

Essa área temática tem como objetivo contribuir com a conservação da Mata Atlântica e da biodiversidade, através do apoio à ampliação do sistema de áreas protegidas, bem como a conservação de remanescentes nativos em áreas privadas.

Ao longo da nossa história, já apoiamos a criação de Unidades de Conservação como o Parque Mata Atlântica, a Área de Relevante Interesse Ecológico Serra da Abelha e o Parque Nacional das Araucárias, além de incentivar e implementar Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

A atuação da Apremavi na área temática

Parque Natural Municipal da Mata Atlântica

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Atalanta, a Apremavi atua na implementação de atividades voltadas à gestão e ao uso público do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, criado no ano 2000. O parque abriga um importante remanescente de Mata Atlântica.

Parque Natural Municipal da Mata Atlântica em Atalanta (SC)

ARIE da Serra da Abelha

Criada através de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por iniciativa da Apremavi, e consolidada por decreto presidencial de 28/05/96, a Área de Relevante Interesse Ecológico Serra da Abelha é a primeira unidade de conservação federal do Alto Vale do Itajaí, com 4.604 hectares e milhares de araucárias centenárias. Em parceria com instituições governamentais e com a associação dos moradores da ARIE, a AJOVACAR, a APREMAVI elaborou o plano de manejo da UC.

Incentivo à criação de RPPNs

A Apremavi incentiva proprietários rurais a conservar remanescentes florestais localizados em suas terras em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). As atividades de apoio à criação e à gestão de RPPNs incluem a realização de eventos e a produção de materiais informativos e didáticos sobre o tema, bem como o acompanhamento das atividades da Associação de RPPNs de Santa Catarina.

Biodiversidade da RPPN Serra do Pitoco. Foto: Wigold Schaffer

Campanhas para criação de Unidades de Conservação

A Apremavi participa de iniciativas voltadas à criação de Unidades de Conservação. Ajudou a identificar regiões prioritárias em Santa Catarina, resultando em portaria ministerial para estudos de novas UCs. O trabalho contribuiu para a criação de duas Unidades de Conservação em Santa Catarina e no Paraná, além do apoio à implantação de áreas como o Refúgio de Vida Silvestre do Rio da Prata, o Parque Nacional do Campo dos Padres e o Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pelotas.

RPPNs da Apremavi

RPPN Serra do Lucindo

Foi criada pela Apremavi em agosto de 2010,e  está localizada no município de Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte de Santa Catarina. 
A RPPN protege 316,05 hectares, e é  constituída por florestas primárias pouco exploradas, e secundárias em diferentes estágios de regeneração e apresenta espécies ameaçadas de extinção.

RPPN Irmãs Grimm

Localizada em Papanduva (SC), foi reconhecida pelo ICMBio em 2025, e protege 187,73 hectares em um território entre a Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Ombrófila Densa, fitofisionomias da Mata Atlântica. A criação da RPPN foi possível graças à doação do imóvel rural para a Apremavi, realizada por Irmgard Grimm, em 1993.

Projetos que fazem parte desta Área Temática

Conservador das Araucárias

Alia a restauração florestal com espécies nativas à captura de carbono e prevê a restauração de 7 mil hectares da Mata Atlântica. É fruto da parceria entre a Apremavi e a Tetra Pak.

Fazenda Taquara adquirida por meio do Conservador das Araucárias

Gestão Participativa em UCs

Ampliou as competências e habilidades dos diversos atores relacionados às Unidades de Conservação (UCs).

Implantação de UCs na Floresta com Araucárias

Promoveu a formação dos conselhos consultivos e elaboração dos Planos de Manejo da ESEC Mata Preta e PARNA das Araucárias.

Cachoeira do Parque Nacional das Araucárias
Projeto Planejamento e Capacitação em UCs

Planejamento e Capacitação em UCs

Ampliou as competências e habilidades dos diversos atores relacionados às Unidades de Conservação (UCs).

Ajude a Apremavi a continuar conservando a biodiversidade

Acompanhe as notícias sobre
Conservação da Biodiversidade

Mutirão de plantio e visitas às propriedades atendidas pelo Conservador das Araucárias em Atalanta
Atividade de observação de aves realizada pelo Geração +Floresta em parceria com o ICMBio
Equipe da Apremavi utilizando o Kit da Estação da Central da COP no Centro Ambiental em Atalanta

Pin It on Pinterest