Desde 1999 a Apremavi mantém uma parceria com uma ONG da Alemanha, o BUND – Freunde der Erde, que fica sediado na cidade de Heidelberg. O BUND-Heidelberg é uma organização que já tem 30 anos de história e que trabalha pela conservação ambiental desenvolvendo vários projetos (http://vorort.bund.net/heidelberg/).

O objetivo da parceria é estimular a solidariedade entre os cidadãos da cidade de Heidelberg para com a cidade de Atalanta, apoiando ações de educação ambiental em algumas escolas da rede municipal de ensino, através do projeto carinhosamente apelidado de “Bosques de Heildelberg em Atalanta” (Heidelberg Wäldchen in Atalanta). O projeto engloba na sua essência a realização de palestras, plantios de bosques da Mata Atlânticae visitação a trilhas em áreas de florestas.

A parceria com o Bund e a cidade de Heidelberg é muito importante para a Apremavi. Os bosques de Heidelberg em Atalanta tem sido uma ferramenta fundamental de educação ambiental, porque a cidade de Atalanta tem recebido muitos visitantes, do Brasil e do exterior, já que foi nomeada pelo estado de Santa Catarina, como a cidade jardim da Mata Atlântica.

O plantio dos bosques são uma verdadeira aula de educação ambiental ao ar livre com as crianças. Para iniciar a atividade é feita a descrição e identificação das espécies florestais que estão sendo plantadas. Algumas peculiaridades sobre as árvores são abordadas nesse momento, tais como:
1)a necessidade de escolher árvores frutíferas, ornamentais e nobres da mata atlântica;
2)importância para a natureza em diversificar as várias espécies florestais;
3)alguns aspectos históricos de espécies florestais que tiveram importante ciclo econômico na região.

De 1999 a 2004 foram implantados bosques nos seguintes locais:
1 – Parque Municipal de Exposições Virgílio Scheller – 3.500 mudas
2 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Matilde – 2.000 mudas
3 – Parque Municipal Natural Mata Atlântica – 10.000 mudas
4 – Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra do Pitoco – 3.000 mudas
5 – Propriedade Jardim das Florestas – 12.000 mudas

Em 2007 já foram realizados plantios nos seguintes locais:
•Propriedade de Anita Schaffer – Recuperação de mata ciliar – 1.000 mudas
•Propriedade de Tarcísio Polastri – Recuperação de mata ciliar – 1.000 mudas
•Clube Esportivo e Recreativo Atalantense – Paisagismo – 500 mudas
•Jardim das Florestas – Apremavi – Paisagismo – 500 mudas

Até o final do ano está programado o plantio de cerca de 20.000 mudas de árvores nativas na propriedade de Fridolino Westerhoff/Ângelo Sarda.

A cidade de Heidelberg, tem aproximadamente 143.000 habitantes e fica situada no vale do rio Neckar ao sopé de uma montanha, no noroeste do Baden-Württemberg. É uma das cidades mais simpáticas da Alemanha. Um lugar pequeno, com aparência de que ainda está no século 17. Com tranqüilas ruas para pedestres, prédios históricos, e sob a guarda permanente de seu castelo, construído em 1300, Heidelberg é um ponto tradicional de estudantes , com muitas faculdades, como filosofia, medicina e matemática, além de ser considerada como a cidade mais romântica da Alemanha.

Já Atalanta é um pequeno município localizado na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, que apresenta uma área territorial de 98 km2. Sua população estimada em 3.500 habitantes, onde aproximadamente 70% residem na área urbana e 30% encontram-se na zona rural. O município está totalmente inserido no domínio da Mata Atlântica e se caracteriza por ser uma área de transição entre a floresta ombrófila densa e a floresta ombrófila mista, fato que torna a região bastante rica em termos de biodiversidade.

Em julho de 2007 a equipe do BUND brindou a comemoração dos 20 anos da Apremavi.

Pin It on Pinterest