Butiá, garantia de sabor e diversão

8 abr, 2014 | Guia de Espécies

O Butiá é uma palmeira nativa do Brasil e pode ser encontrada principalmente na Mata Atlântica. Quando começa a época de frutificação do butiá, entre novembro e abril, a floresta ganha cor e vida, agradando muitos pássaros e também a população, que adora apreciar o sabor adocicado de seus frutos e as suas castanhas.

No total, existem dezoito espécies do gênero Butia no Brasil. Em Santa Catarina, o Inventário Florístico Florestal apontou a ocorrência de duas espécies, o Butia eriospatha (Mart. ex Drude) Becc é encontrado na floresta ombrófila mista (floresta com araucárias) e o Butia catarinensis (Noblick & Lorenzi) é endêmico da restinga, na floresta ombrófila densa.

Essas palmeiras exuberantes podem chegar a 6 metros de altura e seu diâmetro varia de 20 a 40 cm, possuem folhas pinadas longas, com um pecíolo geralmente recoberto, em sua base, por delicados espinhos. No sul do Brasil, o butiazeiro é usado em larga escala para paisagismo urbano.

Os frutos são amarelos, comestíveis e muito apreciados localmente. Podendo ser consumidos in natura ou na forma de sucos, geléias, mousses, adoçante de aguardente, sorvetes, iogurtes e bolos. 

Da semente, que possui coloração marrom, pode ser extraído óleo para uso culinário e a castanha do butiá é muito apreciada principalmente por crianças. Seu estipe, de boa durabilidade, é usado em construções rústicas e as fibras das folhas, para a fabricação de chapéus, cestos, cordas e enchimentos de colchões e estofados.

Exigente na sua área de ocorrência é comum encontrar importantes exemplares da espécie associado aos campos do planalto catarinense, nos campos de palmas no PR e associado aos capões de mato da floresta com araucárias.

Diante da importância ecológica e econômica das espécies nativas da Mata Atlântica, estudos sobre o butiá e outras espécies como araçá, pitanga e uvaia foram iniciados no Rio Grande do Sul. A atenção especial para o butiá se relaciona também aos valores culturais associados pela população à palmeira.

Outro fato relevante sobre o butiá, é que devido ao desmatamento desenfreado ocorrido na Mata Atlântica em função da expansão agrícola, a espécie Butia eriospatha (Mart. ex Drude) Becc está oficialmente ameaçada de extinção.

Mudas de butiá estão sendo produzidas no Viveiro Jardim das Florestas em Atalanta para serem utilizadas em processos de recuperação e conservação florestal e paisagismo.

Butiá

Nome científico: Butia sp.
Nome comum: butiazeiro, butiá ou macumá
Família: Arecaceae
Utilização: frutos são utilizados para consumo in natura e/ou em forma de sucos, geleias e bebidas alcoólicas. A espécie também é utilizada para paisagismo urbano.
Coleta de sementes: diretamente do pé
Fruto: frutos pequenos, globosos e de coloração amarela
Flor: amarela
Frutificação: novembro a abril
Floração: outubro a janeiro
Número de sementes por quilo: 200 sementes por quilo

Árvore de Butiá
Fontes Consultadas:

LORENZ-LEMKE, A. P.; TOGNI, P. D.; MÄDER, G. ET AL. Diversification of plant species in a subtropical region of eastern South American highlands: a phylogeographic perspective on native Petunia (Solanaceae). Molecular Ecology, v. 19, n. 23, p. 5240-5251, 2010.

LEITMAN, P.; HENDERSON, A.; NOBLICK, L. ET AL. Arecaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: . Acesso em: 13 março 2012.

AUERMANN, S.G. ET AL. Diferenciação polínica de Butia, Euterpe, Geonoma, Syagrus e Thritrinax e implicações paleoecológicas de Arecaceae para o Rio Grande do Sul. HERINGIA, Série Botânica, v. 65, n. 1, p. 35-46, 2010.

LORENZI,H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 2 ed. Nova Odessa: Plantarum. 1992.

DAL MAGRO, N. G.; COELHO, S. R. M.; HAIDA, K. S.; BERTÉ, S. D. MORAES, S. S. Comparação físico-química de frutos congelados de Butia eriospatha (Mart.) Becc. do Paraná E Santa Catarina – Brasil. Revista Varia Scientia. V. 06, n. 11, p. 33-42.

VIBRANS, A. C.; SEVEGNANI, L.; GASPER, A. L.; MULLER, J. V. J.; REIS, M. S. Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina : resultados resumidos. Blumenau : Universidade Regional de Blumenau, 2013.37 p.

SAMPAIO, L. K .A. Etnobotânica e Estrutura Populacional do Butiá, Butia catarinensis Noblick & Lorenzi (Arecaceae) na comunidade dos Areais da Ribanceira de Imbituba/SC. Florianópolis, SC: 2011.

Vida na fazenda: Fruticultura. Globo rural. Março de 2014.

Pin It on Pinterest