Diálogo Florestal Internacional comemora 20 anos de atuação, num momento decisivo para o mundo

26 nov, 2020 | Notícias

Inspiração para a criação do Diálogo Florestal Brasileiro, o Diálogo Internacional – The Forests Dialogue (TFD) está comemorando seus 20 anos. A celebração será virtual e acontecerá no dia 01 de dezembro, das 10h às 12h (horário de Brasília), num evento que vai reunir pessoas que ao longo dessas duas décadas ajudaram a construir soluções e caminhos para um futuro melhor. O 20º aniversário vai servir para refletir sobre o que foi realizado e imaginar o papel do diálogo para as pessoas e as florestas no futuro.

Miriam Prochnow, vice-presidente da Apremavi, fez parte do Conselho de Coordenação do TFD de outubro de 2010 a março de 2019 e diz estar muito orgulhosa de fazer parte dessa grande família: “Tenho muitos momentos TFD, o melhor de todos foi sempre ter a oportunidade de ajudar a trazer para a mesa de debates os temas quentes. O TFD antecipou em 20 anos algo que agora parece ser uma necessidade. Não existe outra maneira de enfrentar as diferentes crises que afetam a humanidade, que não seja a união de esforços, o trabalho em parceria e o reconhecimento de que é necessário ter solidariedade e incluir e dar voz a todos os atores da sociedade”. Ela lembra que a crise sanitária, a crise da perda da biodiversidade, a crise da escassez de água e a maior de todas as crises, a climática, precisam de uma ação sem precedentes, tanto em urgência, quanto em abrangência e isso só será possível se todos, governos, iniciativa privada, academia e população em geral reconhecerem a crise e cada um fizer a sua parte na solução. O TFD é uma mostra de que é possível trabalhar em conjunto quando existem causas que nos unem e a grande causa que nos une é evitar a catástrofe climática e gerar inclusão social com respeito a todas as formas de vida.

Momentos dos encontros do Conselho de Coordenação do TFD. Fotos: Arquivo Apremavi.

Ao longo de sua história de 20 anos, o The Forests Dialogue desempenhou um papel único na agenda florestal global, desenvolvendo 80 diálogos sobre questões centrais para o destino das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem, com mais de 3.600 participantes e visitas de campo em 31 países. Em 2000, a organização nasceu de uma pequena reunião de indivíduos de empresas privadas, proprietários florestais e ambientalistas que se reuniram para ver se conversando e ouvindo uns aos outros poderiam descobrir um terreno comum e encontrar maneiras de colaborar construtivamente. Na época, o setor florestal estava repleto de desconfiança mútua e confronto alimentado por debates contenciosos sobre a certificação florestal internacional.Realizar discussões com várias partes interessadas para construir confiança e encontrar um terreno comum era uma ideia completamente nova na época e agora se tornou uma norma em todo o mundo.

Um dos momentos de destaque para a Apremavi foi ter a oportunidade de liderar o primeiro Diálogo do Uso do Solo – Land Use Dialogue (LUD), que foi realizado na região do Alto Vale do Itajaí. O LUD está sendo desenvolvido em outros países e é uma ferramenta importante de inclusão, diálogo e planejamento de territórios, tanto que durante a celebração será lançado um Guia sobre o tema, o “The Land Use Dialogue Guide”. Outro guia que será lançado será o “The Forests Dialogue Guide” que descreve a metodologia de diálogo com múltiplas partes interessadas do TFD.

Vídeo com os resultados do primeiro Diálogo do Uso do Solo realizado no Brasil, em Atalanta (SC), de 25 a 28 de abril de 2016.

Outro ponto alto da celebração será o lançamento do livro “If Trees Could Talk: 20 anos de The Forests Dialogue”. O livro faz uma viagem no tempo e apresenta muitos dos(das) principais participantes, incluindo membros do Conselho Diretor, participantes do diálogo e equipe do TFD. Se move pela estrutura e abordagem do Diálogo, a partir de sua metodologia de três partes “Envolva-se! Explore! Mude!” para a diversificação interna de vozes e um enfoque ampliado da importância econômica e ecológica das florestas para a integração de valores sociais e culturais. No livro também pode ser encontrada a história de como o TFD inspirou a criação do Diálogo Florestal no Brasil, que este ano comemora seus 15 anos, e como o Brasil tem ajudado a construir o TFD ao longo do tempo. Atualmente as co-líderes do TFD são Ivone Namikawa da Klabin (Brasil) e Milagre Nuvunga da Fundação MICAIA (Moçambique) que contam com o suporte do diretor executivo Gary Dunning, do Conselho Diretor e de estudantes associados da Universidade de Yale, sede do TFD.

Inscreva-se para a celebração do 20º aniversário aqui e siga o TFD no Instagram e Twitter. O evento será realizado em inglês.

Autora: Miriam Prochnow.
Fonte: The Forests Dialogue.

Pin It on Pinterest