Em visita à Santa Catarina, Marina Silva conversou com sociedade civil e recebeu o troféu Onda Verde

24 abr, 2024 | Notícias

Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, esteve em Santa Catarina no dia 20 de abril de 2024 e conversou com representantes da sociedade civil sobre as pautas socioambientais do estado. O encontro aconteceu no hotel Castelmar, em Florianópolis.

Um dos assuntos apontados como de extrema relevância foi a retomada da criação de Unidades de Conservação (UCs) na Mata Atlântica. Wigold Schaffer, cofundador e coordenador de projetos da Apremavi, falou sobre a necessidade da retomada dos processos de criação de UCs no Bioma como a principal forma para conter a extinção de espécies: “as Unidades de Conservação são a melhor forma de garantir a proteção da biodiversidade no longo prazo, contribuem também para a proteção dos recursos hídricos e a mitigação das mudanças climáticas e ainda para a geração de emprego e renda através do turismo”, comenta Wigold. 

Vanessa Kanaan, diretora do Instituto Espaço Silvestre, abordou e o projeto de reintrodução do bugio-ruivo (Alouatta guariba) na ilha de Santa Catarina. A espécie está entre os 25 primatas mais ameaçados do mundo e aqui em Santa Catarina sofreu uma drástica redução de suas populações com os recentes surtos de febre amarela. A reintrodução de animais silvestres na natureza é uma alternativa de contribuição para a conservação da diversidade biológica.

Também foram abordados assuntos relativos à crise climática no estado, problemas com a especulação imobiliária e outros impactos ambientais que preocupam a comunidade ambientalista. 

 

Prêmio Expressão de Ecologia para Marina Silva

Na oportunidade foi entregue à Ministra, o troféu Onda Verde, como Personalidade Ambiental do Prêmio Expressão de Ecologia. A cerimônia de premiação, feita pela passagem dos 30 anos do prêmio, havia sido realizada em 2023, época em que a Ministra não pôde comparecer por conta de uma agenda emergencial na Amazônia.

Coube a Miriam Prochnow, cofundadora e diretora da Apremavi, acompanhada do organizador e coordenador do prêmio, Antônio Odilon Macedo, fazer a entrega do troféu. Em sua fala, Miriam lembrou que o Prêmio Expressão é uma das premiações mais longevas do país e que em sua existência recebeu aproximadamente 4 mil cases inscritos, tendo premiado quase 500 iniciativas da sociedade civil, setor público e privado da Região Sul do Brasil. Mais recentemente o prêmio incorporou a participação do estado de São Paulo. Miriam ressaltou que foi uma imensa alegria poder entregar o troféu à Marina e contar com ela na galeria das personalidades ambientais, da qual ela também faz parte, junto com personalidades como José Lutzenberger, Magda Renner, Mario Mantovani e Lauro Bacca.

Não por acaso, a edição da Revista Expressão que traz a premiação dos 30 anos, faz alusão à crise climática, como o grande desafio da humanidade, trazendo uma entrevista com o renomado cientista Carlos Nobre.

Marina, comentando com alegria o recebimento do prêmio, destacou que de fato estamos precisando de uma onda verde de ações e soluções para o enfrentamento dos problemas socioambientais atuais. Destacou a importância dos projetos de restauração, como uma forma efetiva desse enfrentamento e que precisa de uma ampliação de escala, inclusive por ser uma possibilidade concreta de mobilização de recursos, com a implantação de toda sua cadeia, desde a coleta de sementes, a produção de mudas, o plantio e o monitoramento. Lembrou da meta brasileira de restaurar 12 milhões de hectares até 2030 e que para isso será necessária a contribuição e o esforço de todos os setores da sociedade.

Marina Silva recebe prêmio Onda Verde. Foto: Julia Caroba

Registros da visita de Marina Silva em Santa Catarina no dia 20 de abril. Fotos: Jessica Michels, Miriam Prochnow e Júlia Caroba

Autora: Miriam Prochnow.
Revisão: Wigold Schäffer, Thamara Santos de Almeida e Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest