Conservador das Araucárias promove encontro de transparência e divulgação

5 abr, 2024 | Conservador das Araucárias, Notícias

Realizada em março, a primeira Reunião do Grupo de Transparência e Divulgação do projeto Conservador das Araucárias reuniu mais de 60 pessoas para debater o desenvolvimento da iniciativa e ações futuras na Mata Atlântica, com ênfase na Floresta com Araucárias. 

Restauração florestal com espécies nativas, atrelada à captura de carbono para mitigação das mudanças climáticas, adequação de propriedades rurais à legislação ambiental e conservação de mananciais hídricos, do solo e da biodiversidade, bem como melhoria da qualidade de vida da população. Esse é o objetivo central da parceria entre a Apremavi e a Tetra Pak, que pretende restaurar sete mil hectares de áreas alteradas e implantar um programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Para a realização da meta ambiciosa, foi instituída uma governança compartilhada, diversa e representativa para a iniciativa; composta por três grupos: Grupo Executivo, Grupo de Acompanhamento e Grupo de Transparência e Divulgação. Essa estrutura de governança está alinhada com o formato de parceria adotado entre a Tetra Pak e a Apremavi. O Grupo de Transparência e Divulgação, tem como objetivo informar a sociedade sobre o andamento do projeto, dando oportunidades para troca de informações e experiências e também o recebimento de sugestões para o aprimoramento das atividades do projeto. As reuniões são anuais, organizadas pela Apremavi, tendo o apoio do Grupo Executivo

Infográfico da estrutura de governança do projeto. Figura: Arquivo Apremavi.

O primeiro encontro para debater as estratégias de transparência e divulgação aconteceu nos dias 19 e 20 de março de 2024, no Centro Ambiental Jardim das Florestas da Apremavi, em Atalanta (SC). Contou com a participação de 21 pessoas no formato on-line e 46 pessoas presencialmente, representando um número diversos de organizações da sociedade civil, governo, setor privado e academia. 

Parceiros de longa data e organizações que desenvolvem ações que têm sinergia com os objetivos do Conservador das Araucárias analisaram a atuação do projeto desde 2022, apresentaram sugestões para o desenvolvimento da iniciativa e compartilharam confluências possíveis na atuação territorial, que deve abranger três estados brasileiros – Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Também foram realizadas apresentações sobre a execução de projetos de carbono e PSA e para a implantação do Código Florestal.

Registros da reunião, realizada no auditório da sede da Apremavi. Fotos: Carolina Schäffer.

Carolina Schaffer, vice-presidente da Apremavi e Coordenadora de Carbono e Biodiversidade do projeto, avalia como foi o primeiro encontro do grupo: Nossa intenção foi compartilhar esforços e experiências e discutir soluções para os desafios enfrentados pelo Conservador das Araucárias, mas conseguimos mais; juntos também estabelecemos um exemplo inspirador de colaboração e governança para a restauração da Floresta com Araucárias e isso é animador, sobretudo diante dos cenários de crise climática e de biodiversidade que a humanidade enfrenta.

No dia 19 os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os trabalhos da Apremavi, através de uma visita ao Centro Ambiental e Viveiro Jardim das Florestas e à Trilha da Restauração. Durante a visita já foram iniciados debates importantes sobre projetos de conservação e restauração da Mata Atlântica. 

Os participantes demonstraram muito interesse no projeto, fizeram vários elogios, inclusive sobre a forma de governança e também declaram apoio para as próximas atividades. Algumas organizações solicitaram reuniões específicas para tratar de possíveis interações, a exemplo da Epagri, da Prefeitura Municipal de Agrolândia, do Ministério do Meio Ambiente e do Pacto Trinacional para Restauração da Mata Atlântica. Também entre as atividades sugeridas está a organização de uma reunião conjunta entre a Comissão de Agricultura e a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, para abordar a questão da validação do CAR e a implantação do PRA em Santa Catarina.

Nossas metas são ambiciosas, mas a Apremavi sempre acreditou na força dos diálogos entre os setores e na construção de parcerias, por isso ter essa sinalização de apoio para a implementação do projeto por parte dos parceiros é fundamental e mostra o sucesso do evento”, comenta Miriam Prochnow, diretora da Apremavi e Coordenadora de Relacionamentos do projeto.

 

Os benefícios potenciais do projeto

Além da restauração de ecossistemas, outras iniciativas estão previstas no escopo do Conservador das Araucárias, buscando gerar importantes benefícios também para a sociedade, e por isso que a estratégia participativa de governança é tão relevante. Contribuir com a manutenção da biodiversidade da fauna e da flora, ajudar a proteger nascentes, manter a qualidade e a quantidade de água, proteger o solo, controlar o microclima e retirar da atmosfera gases de efeito estufa que provocam as mudanças climáticas demanda muito trabalho, estratégias de desenvolvimento sustentável e envolvimento das comunidades locais, possibilitando a geração de empregos em toda a sua cadeia produtiva e contribuir para a segurança alimentar.

Através do Conservador das Araucárias os benefícios potenciais são:
・Elaboração de projetos técnicos de restauração específicos para cada área, com indicações para adequação ambiental das propriedades.
・Apoio na implementação do projeto técnico de restauração e acompanhamento do processo de restauração por técnicos experientes.
・Plantio de árvores que possibilita a recuperação de água e fertilidade do solo em áreas alteradas, agregando valor às propriedades.
・Manutenção e recuperação de serviços ecossistêmicos nas áreas em restauração, garantindo a manutenção da biodiversidade associada e melhorando a qualidade de vida das pessoas envolvidas.
・Pagamento pelo carbono acumulado nas áreas de restauração, gerando renda extra às propriedades.
・Construção e fortalecimento de relações, gerando engajamento social de diversos atores – incluindo associações de produtores rurais, organizações locais e os poderes públicos municipais e estaduais.
・Incentivo à educação ambiental ao engajar comunidades e diferentes atores em prol da restauração ecológica e do combate às mudanças climáticas.
・Contribuição na capacitação e organização da cadeia da restauração, gerando novas oportunidades de emprego e renda.

Autores: Vitor Lauro Zanelatto e Miriam Prochnow
Revisão: Carolina Schäffer e Thamara Santos de Almeida
Foto de capa: Wigold B. Schäffer

Pin It on Pinterest