Janeiro, o mês do verão, das férias escolares, da vida boa e da curtição. Para muitos com certeza é assim que o verão começa e termina, mas, por incrível que pareça, nesse mês de férias na APREMAVI se trabalha muito. Além de ser uma boa época para a coleta de muitas sementes que se abrem e caem das árvores, de ser o mês para se aproveitar o calor e fazer muitas mudinhas germinarem, janeiro é também o mês que a APREMAVI recebe em suas dependências muitos estagiários que vem em busca dos mais variados objetivos.

Maicon Diego Duffecky e seu colega, Lauro William Ptrentchuk, ambos estudantes de Engenharia Florestal da Universidade do Contestado (UNC), são dois quase formandos que vieram à APREMAVI em busca de algum material para seus projetos para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Maicon, diz que também pretende colaborar com a instituição avaliando a eficácia do processo de produção de mudas nativas do viveiro, visando a eficiência da coleta e da germinação de algumas espécies e, também, fazer uma comparação do processo de germinação de duas sementes de mesma espécie que estão sujeitas a influência da Floresta Ombrófila Mista e da Floresta Ombrófila Densa. Já Lauro, diz que quer contribuir com a APREMAVI construindo um banco de dados com informações estatísticas relevantes relacionadas ao processo de produção das mudas do viveiro.

Marcos Ricardo Hummel, também estudante de Engenharia Florestal, da FURB, diz que veio à APREMAVI pois queria entender um pouco mais sobre o trabalho que é feito em um viveiro de mudas nativas, para futuramente trabalhar com projetos de recuperação de áreas degradadas. Já os estudantes de biologia de Brasília, André Luis Rodrigues e Carolina Schäffer, procuraram a APREMAVI pelo interesse de conhecer as diferentes oportunidades que a área ambiental oferece.

Além desses planos e idéias, a APREMAVI ainda vai receber, nesse mês de janeiro, um outro estagiário, Uilson Moacir Schena Junior, estudante de engenharia florestal da Universidade Federal do Paraná. Mas, enquanto ele não chega, os cinco que estão na lida já participaram de inúmeras atividades que um viveiro de mudas pode oferecer.Desde a coleta de sementes como Espinheira Santa, Aroeira, e Camboatá Branco, à limpeza de espécies como Canjarana, Baga de Macaco, Uvaia, Aroeira e o semeio dessas mesmas sementes, até a preparação do barro, a repicagem de outras tantas espécies, a preparação de algumas mudas de Imbuia, Sassafrás e Canela Garuva no sacão e a participação em um plantio, onde foram plantadas em torno de 10 espécies diferentes de algumas mudas nativas da região, como o Tarumã e a Tucaneira, são algumas das atividades que tem sido realizadas pelos estagiários de plantão. Eles também já tiveram oportunidade de discutir temas ambientais com o ambientalista Wigold Schäffer, coordenador dos Núcleos da Mata Atlântica e Pampa no Ministério do Meio Ambiente, que estava visitando o viveiro.

Como em todos os lugares, na APREMAVI, os funcionários também não perdoam os estagiários…e a primeira brincadeira, já logo no segundo dia cedinho de trabalho, foi um tal de Sidnei Prochnow quem preparou. Ele pegou umas folhas de Pau Amargo e disse que se todos mastigassem um pedacinho eles iriam sentir um delicioso sabor, muito parecido com o da Framboesa. Não deu outra, estagiário que é estagiário obedece bem, e lá estavam todos os curiosos com um gosto amargo na boca poporcionado pela Quina e é claro, já programando um jeito de sacanear com o tal funcionário bem humorado do viveiro, começando por apelidá-lo de Cidquina.

Enfim, entre amargos e doces, fica a certeza de que todos estão aproveitando bem as boas horas de serviço, aprendizado, relação e diversão que a instituição está proporcionando.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest