Grupo Plantando o Futuro debate ações de proteção à fauna e paisagismo
No dia 03 de setembro aconteceu mais uma reunião do Grupo Plantando o Futuro. O grupo é formado por alunos da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla de Atalanta (SC) e tem como objetivo discutir assuntos importantes para a sustentabilidade no município e ações na própria escola. As reuniões do grupo são orientadas por integrantes da equipe da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e por professores e direção do Colégio.
Neste encontro, Wigold Schaffer, integrante do Conselho da Apremavi, apresentou registros fotográficos de aves e outros animais, feitos no quintal de sua casa e no Parque Natural Municipal Mata Atlântica. Entre as espécies registradas estão sabiás, saíras, saís, beija-flores, tucanos, pica-paus, etc. Algumas espécies registradas são raras e que tem como principal habitat florestas bem protegidas, não sendo comum avistá-las em áreas abertas e até mesmo nos jardins das casas.
Ele essalta que se estamos observando espécies que não eram vistas há muito tempo, isso quer dizer que nossas florestas estão com um grau de proteção melhor e com alimento e condições favoráveis para a reprodução na região: o que precisamos agora é de uma grande campanha de conscientização de combate à caça e apreensão de animais nativos, atividades que, mesmo proibidas, ainda existem no município, destaca Wigold.
O grupo decidiu que deverá desenvolver atividades de educação ambiental visando a proteção do animais nativos de Atalanta. Dentre as atividades sugeridas está um levantamento em todo o município, para identificar quais espécies de aves e animais ocorrem em maior frequência em nossa cidade, a montagem de uma exposição fotográfica e a realização de palestras sobre o tema.
Outra ação que o grupo discutiu, foi sobre o paisagismo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica com espécies nativas, tanto flores como árvores. A ação visa o embelezamento do parque, mostrando que é possível fazer paisagismo com plantas nativas. Durante o encontro os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um jardim e várias espécies nativas que poderão ser utilizadas.