Jovem de Atalanta vai integrar Rede de Jovens Transformadores da Ashoka

28 maio, 2019 | Notícias, Plantando o Futuro

No dia 27 de maio de 2019, Vitor Lauro Zanelatto, Coordenador de Ações do Grupo Plantando o Futuro, de Atalanta, foi convidado oficialmente a integrar a Rede de Jovens Transformadores da Ashoka (JTA). O convite vem após Vitor ter participado de um painel, realizado nos dias 18 e 19 de maio, em São Paulo, para o qual haviam sido selecionados 10 jovens brasileiros, de 13 a 20 anos, que lideram causas, projetos e ações que impactam positivamente a sociedade brasileira.

A iniciativa Jovens Transformadores Ashoka (em inglês Ashoka Young Changemakers) pretende conectar jovens criadores, fundadores ou líderes de empreendimentos sociais exemplares, formando uma rede de conhecimento. O projeto quer mostrar que todo jovem tem potencial para ser transformador da sua realidade. Esse é também um dos motes usado pelo Grupo Plantando o Futuro, que aposta no protagonismo dos jovens, como um dos princípios para o desenvolvimento das ações.

A Ashoka percebe uma nova realidade mundial: pessoas corajosas e inovadoras serão os grandes líderes do planeta e terão a oportunidade de fazer dele um lugar melhor. A partir dessa visão, busca, através de bons exemplos como o dos jovens de Atalanta, incentivar mais jovens a serem protagonistas perante os problemas do lugar em que vivem.

Segundo Vitor, o evento foi muito proveitoso e inspirador, com troca de experiências e conselhos entre os participantes: “Conheci diferentes realidades e desafios, projetos para mitigar problemas ambientais, sociais e educacionais. Entre tantas diferenças, a empatia e vontade de criar um futuro melhor uniam todos”, salienta Vitor.

Encontro da Rede de Jovens Transformadores da Ashoka que aconteceu em São Paulo no início de maio. Fotos: Ashoka.

A Ashoka é uma organização que atua em mais de 85 países, incluindo o Brasil. Fundada pelo americano Bill Drayton em 1980 com o objetivo de potencializar as transformações sociais por meio do reconhecimento e do apoio a empreendedoras e empreendedores sociais inovadores, a Ashoka abriu seu primeiro escritório na India em 1981. Hoje, a Ashoka opera em 89 países em todos os continentes, tendo reconhecido e apoiado mais de 3.500 empreendedoras/empreendedores sociais e 300 Escolas Transformadoras em todo o mundo.

No Brasil desde 1986, a Ashoka tem 383 empreendedoras/empreendedores sociais e 18 Escolas Transformadoras no país, fornecendo apoio para suas iniciativas. Um destes empreendedores apoiados no Brasil é Wigold B. Schaffer que tornou-se empreendedor social (fellow) da rede Ashoka em 1995, pelo seu trabalho na proteção da Mata Atlântica e por ser um dos fundadores da Apremavi. Atualmente, ele e a Associação apoiam as ações do Plantando o Futuro.

O apoio recebido da Ashoka entre 1995 e 1999, foi fundamental para que eu pudesse me dedicar em tempo integral ao trabalho na Apremavi em defesa da Mata Atlântica, período no qual a instituição conseguiu importantes avanços na ampliação do viveiro e na visibilidade nacional do trabalho, fato que influenciou inclusive o convite para trabalhar no Ministério do Meio Ambiente a partir de 1999”, relata Wigold.

A Ashoka tem como foco a visão de que  “Todos Podemos Ser Agentes de Transformação™”. Num momento verdadeiramente histórico em que qualquer pessoa é capaz de criar uma mudança positiva, todas e todos precisam se tornar agentes de transformação para prosperar e devem estar equipados com as habilidades necessárias para esse fim.

Segundo Bill Drayton, fundador da Ashoka, “os empreendedores sociais são a força corretiva essencial. São empreendedores da mudança sistêmica e indivíduos cuja essência, e consequentemente, cujas ações estão profundamente comprometidas para o bem estar comum.

O trabalho da Ashoka visa cocriar uma sociedade na qual:

  • Todas as crianças desenvolvam sua empatia desde os primeiros anos de vida;
  • Todo jovem se reconheça como agente de transformação;
  • As equipes sejam colaborativas e empáticas nos diferentes tipos de instituições.

Nas próximas semanas será lançada a iniciativa LeadYoung: Histórias que Transformam, que consiste em elaborar vídeos curtos, mas de alto impacto, contando a história de cada jovem, projeto e realidade.

Autores: Vitor L. Zanelatto e Wigold B. Schäffer.

Pin It on Pinterest