Inaugurado em setembro de 2013, o Centro Ambiental Jardim das Florestas já recebeu mais de mil visitantes. Isto consolida a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) como referência de Educação Ambiental na região e em Santa Catarina.

Visita de estudantes da Unoesc de Xanxerê. Foto: Wigold Schaffer.

O público de visitantes é bastante variado, entre estudantes, professores, técnicos, agricultores, empresários, representantes de órgãos públicos, pessoas da comunidade, pessoas com necessidades especiais e jornalistas, que procuram a Apremavi para se inteirar dos mais variados assuntos ambientais.

Daiana Barth, colaboradora da Apremavi, está impressionada com o interesse e a receptividade das crianças: "é muito bom saber que nossas crianças estão cada vez mais interessadas na proteção da natureza. Isso faz com que tenhamos uma responsabilidade ainda maior na qualidade das atividades que desenvolvemos com elas", complementa Daiana.

Edinho Pedro Schaffer, Técnico da Apremavi, também comenta a participação ativa das crianças nas visitas: "Quando começo a atender um grupo de visitantes, principalmente de crianças, elas levantam a mão e começam a contar que na casa deles ou de parentes tem uma árvore bem bonita, ou que alguém cortou uma árvore e narram o que aconteceu. Isso mostra que o que estamos repassando para eles sobre preservação e recuperação está sendo entendido e aplicado".

O centro tem sido destaque em vários veículos de comunicação da região e inclusive da imprensa internacional, como a Deutsche Welle (DW), que fez uma matéria sobre os trabalhos da Apremavi na Floresta com Araucárias. O programa irá ao ar em janeiro de 2014.

Diversas empresas e órgãos públicos já usaram as instalações do Centro Ambiental Jardim das Florestas para realizarem seus eventos, como por exemplo a Box Top de Rio do Sul, a Casa do Agricultor de Atalanta, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Atalanta, a Têxtil Farbe de Atalanta e a Prefeitura Municipal de Braço do Trombudo.

A própria Apremavi tem usado o centro para a realização de suas atividades de capacitação, como por exemplo o Seminário para prefeitos do Alto Vale do Itajaí, o curso de produção de mudas nativas para o Comitê da Bacio do Rio Tijucas, a palestra sobre legislação ambiental para o Instituto Federal de Santa Catarina e as capacitações internas.

O atendimento personalizado de visitas ou a solicitação do uso do espaço do centro devem ser agendadas pelo seguinte fone: (47) 35350119 ou através do email: viveiro@apremavi.org.br.

A  partir de março de 2014, a Apremavi estará disponibilizando o alojamento do Centro para estagiários. Os interessados devem acessar o site da Apremavi (/institucional/estagio/) e preencher a ficha de solicitação de estágio.

Em janeiro do próximo ano a Apremavi também vai definir com a Amavi os detalhes para o Programa de Capacitação Ambiental para o Alto Vale do Itajaí, que deve ter início em 2014.

A Apremavi deseja a todos um Feliz Natal e um excelente 2014.

Pin It on Pinterest