Em dezembro de 2008 aconteceu na Polônia mais uma conferência das Nações Unidas sobre a questão do clima no mundo (COP14). O que se discutiu em Poznan é que a meta de 2ºC pode não ser suficiente para interromper os piores efeitos das mudanças climáticas, como secas e chuvas devastadoras.

Cientistas e representantes de ONGs defendem que esse número deve ser reduzido para 1,5oC, ou seja, esse seria o índice máximo que a temperatura pode aumentar nos próximos anos, chamada também de “temperatura segura”. Mas mesmo esse aumento de 1,5oC já pode ser o suficiente para derreter a cobertura da Groelândia, e se isso de fato acontecer, o aumento do nível dos mares deve ser maior do que aquele projetado em 2007, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que é de 1 a 4 metros.

Pensando nessa redução no que é considerado um índice “seguro” no aumento da temperatura, foi lançada uma campanha chamada “350”, que é o número limite de concentração de gás carbônico na atmosfera, em partes por milhão (350 ppm), para se chegar aos 1,5oC e não os 2oC negociados anteriormente. O objetivo da campanha é que essa meta de 350 ppm seja adotada oficialmente nas negociações. A campanha também estimula que cada pessoa ou organização faça a sua parte.

Neste sentido a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), quer comunicar algumas das ações feitas nos meses de novembro e dezembro e que efetivamente estão contribuindo para a redução das emissões de CO2 no planeta. A Apremavi também estimula todos que participem ativamente do seu Programa Clima Legal.

No dia 04 de dezembro de 2008, a Apremavi junto com os alunos da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, realizou  plantio em área de mata ciliar do Rio Santo Antônio no centro da cidade de Atalanta (SC). Cerca de 30 alunos do ensino básico, ensino fundamental e professores da Escola participaram da atividade.

A iniciativa foi da professora Kátia Longen que tem uma preocupação constante com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população Atalantense. Há aproximadamente 5 anos, já havia realizado outro plantio em algumas áreas do mesmo rio, também em parceria com a Apremavi,  “as árvores já estão bem crescidas e lindas” diz a professora.

Os alunos receberam informações de como proceder para realizar o plantio das 200 mudas nativas como a capororoca, tucaneira, baguaçu, aroeira e ingá, espécies propícias para mata ciliar.

Além desse plantio, a Apremavi promoveu também plantios dentro do projeto “Bosques de Heidelberg”, em vários municípios; no Progarama Matas Legais desenvolvido em parceria com a Klabin, no Paraná e em Santa Catarina; no projeto de recuperação de Áreas de Preservação Permanente, desenvolvido com a Adami, no município de Matos Costa (SC); e no projeto da Vinícola Pericó, no município de São Joaquim (SC).

Entres esses e outros projetos, foram plantadas, nos meses de novembro e dezembro, mais de 40.000 mudas de árvores nativas. A Apremavi espera que 2009 seja um ano de conscientização ambiental e que cada vez mais sejam realizadas ações efetivas de preservação do meio ambiente, em especial no estado de Santa Catarina, onde as recentes inundações e deslizamentos estão comprovando que precisamos cuidar melhor da natureza e da vida.

Assista a uma verdadeira aula sobre a necessidade de se plantar árvores, dada pela Prêmio Nobel da paz, Wangari Maathai, em entrevista exclusiva para o Vitae Civilis no último dia da CoP 14.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest