Plantando o Futuro realiza Assembleia Anual em nova dinâmica

28 ago, 2020 | Notícias, Plantando o Futuro

A pandemia de Covid-19 provocou mudanças inéditas no modo de viver e nas interações. Adaptar-se à nova realidade é um grande desafio para todas as organizações, e não foi diferente para o Plantando o Futuro, coletivo de jovens ambientalistas de Atalanta (SC). Prevista pelo estatuto para ser realizada em maio, a Assembleia Geral Anual do grupo foi realizada no dia 15 de agosto, pela primeira vez de forma online. A reunião contou com a presença de membros, conselheiros e representantes de instituições parceiras.

Segundo a Coordenadoria Executiva, a Assembleia teve grande importância para a ratificação de princípios e objetivos da iniciativa. “Em 2020, foi proposto uma adição no Estatuto, a fim de criar um conselho fiscal, objetivando proporcionar a transparência necessária para eventuais movimentações financeiras que possam vir a ser realizadas. A participação dos membros é essencial para que essa mudança seja legítima”, afirma o Coordenador de Ações, Vitor Lauro Zanelatto.

Ainda no início da reunião, Vitor realizou uma  rápida explanação sobre os resultados da iniciativa em 2019. Os esforços dos jovens e instituições parceiras resultaram em mais de 20 reuniões e 70 ações, entre plantios, mobilizações e atividades de educação ambiental. Outro destaque foram as visitas em escolas da região, para a apresentação dos princípios e objetivos do movimento Fridays For Future – Sextas Pelo Futuro. Além disso, o grupo realizou e auxiliou no plantio de 2200 mudas, em áreas públicas e privadas no município de Atalanta.

Visita a Escola Adolfo Hedel, em julho de 2019. Foto: Iara Sebold.

Nova coordenação e conselho

O Plantando o Futuro sempre teve a preocupação de desenvolver uma gestão estruturada de forma horizontal, objetivando a participação de todos nos processo de decisão. Para isso, conta com uma Coordenadoria Executiva, composta por três membros, que atuam facilitando as três frentes de trabalho do grupo: ações, comunicação e fortalecimento institucional.

Neste ano, a eleição da Coordenadoria teve caráter simbólico, já que uma única chapa foi apresentada na Assembleia. Eleitos por unanimidade, os eleitos serão responsáveis por conduzir as atividades do Plantando o Futuro até a próxima Assembleia Geral, em 2021. Confira a composição:

  • Laura Cecília Marcílio – Coordenadora Institucional
  • Marcos Emanuel Amarante – Coordenador de Ações
  • Pamela Senem – Coordenadora de Comunicação

“Para mim, participar da coordenadoria do Plantando o Futuro é muito importante, mostra como o meu esforço pelo grupo vale a pena. Tenho orgulho de participar desse grupo e espero que no próximo ano possamos ter novas atitudes que mudem o local onde vivemos”, disse a nova Coordenadora Institucional, Laura Marcílio.

A partir da alteração no Estatuto supracitada, o Plantando o Futuro passa a contar com dois Conselhos: Fiscal e Consultivo, responsável pela fiscalização de movimentações financeiras nas atividades do grupo e auxílio da Coordenadoria Executiva na condução dos trabalhos do grupo, respectivamente. Durante a Assembleia, cinco novos conselheiros foram eleitos para a composição do foro consultivo e três para a unidade fiscal.

Confira a composição dos conselhos do grupo:

Conselho Consultivo
  • Carolina Schäffer;
  • Daiane Becker;
  • Gisele Saade;
  • Jacson Paulo Floresti;
  • Lais Camila Klaumann;
  • Kátia Raquel Testoni Longen;
  • Miriam Prochnow;
  • Vitor Lauro Zanelatto. 
Conselho Fiscal
  • Ana Paula Steinheuser;
  • Daiane Becker (presidente); 
  • Maria Luiza Gomes.

A Assembleia Geral Anual do Plantando o Futuro foi realizada no dia 15 de agosto, pela primeira vez de forma online.

Objetivos para o Futuro

Durante a Assembleia, os integrantes do Plantando o Futuro expressaram suas expectativas e anseios para os próximos meses. Mesmo com a impossibilidade de realizar atividades presenciais, a mobilização m causas que sempre foram defendidas deverão continuar, através das mídias digitais e outras estratégias de comunicação. Além disso, os membros já estão idealizando ações para o próximo ano, buscando retomar, com ainda mais força, as ações de plantio e manutenção de áreas de jardim. 

Confira algumas das metas definidas na Assembleia para os próximos meses:

  • Participação em movimentos nacionais e globais;
  • Associação das ações do grupo com os ODS;
  • Estudo da crise climática e de outras pautas associadas ao trabalho do grupo;
  • Desenvolvimento de novas estratégias de comunicação;
  • Atualização da página do grupo no site da Apremavi;
  • Elaboração de vídeo institucional.

Palavras que representam a atuação do Plantando o Futuro, segundo os membros presentes na Assembleia Anual.

Trajetória do grupo na mídia internacional

No mês de agosto, o trabalho desenvolvido pelo Plantando o Futuro foi pauta de uma matéria do jornal espanhol El País. O texto, assinado pela jornalista Belén Hernández, conta a história e trajetória de quatro jovens transformadores da Ashoka, que vêm contribuindo na mitigação de grandes problemas do presente através de ações em suas comunidades. Um dos jovens entrevistados foi Vitor Lauro Zanelatto, membro fundador do Plantando o Futuro e integrante do programa Ashoka Youth Changemakers. 

Durante a entrevista, Vitor compartilhou os principais desafios para a atuação jovem nos grandes desafios que as sociedades precisam enfrentar, como a crise ambiental e climática, injustiças sociais e desigualdades no sistema educacional. Ao mesmo passo, compartilhou os anseios da atuação na organização. “A Ashoka e seus membros estão realizando um grande esforço para compreender como mais jovens poderão expressar a potência que carregam dentro de si. Não existe futuro com o ativismo de poucos, queremos que bons exemplos tornem-se uma tônica em nosso tecido social, e estamos nos esforçando para colaborar com a ascensão das juventudes em espaços de protagonismo”. comentou o jovem.

 A Ashoka é uma das maiores organizações não governamentais de impacto social no mundo, com uma comunidade que conta com mais de quatro mil empreendedores sociais. No Brasil, elegeu o primeiro dos quase quatrocentos fellows em 1989: Chico Mendes. Empreendedores como Wigold Schaffer (Apremavi), Taíse Guzatti (Acolhida na Colônia) e, mais recentemente, Raquel Rosenberg (Engajamundo) tiveram seus projetos reconhecidos e apoiados pela organização ao longo do tempo. 

Confira a matéria completa aqui e saiba mais sobre a atuação da Ashoka aqui.

Autor: Vitor Lauro Zanelatto.

Pin It on Pinterest