Plantando o Futuro se reune para discutir ações do segundo semestre

6 ago, 2019 | Notícias, Plantando o Futuro

No último dia 24 de julho integrantes e colaboradores do Grupo Plantando o Futuro, acompanhados de membros do seu Conselho Consultivo e de estagiários da Apremavi, se reuniram no Centro Ambiental Jardim das Florestas para avaliar as ações realizadas ao longo do primeiro semestre de 2019 e discutir e planejar as atividades para o segundo semestre do corrente ano.

Com 19 ações públicas realizadas até o momento, o grupo acredita que o planejamento estratégico é uma ferramenta importante para avaliar os caminhos trilhados até aqui e construir um novo referencial para ações futuras. Pensando nisso, uma das dinâmicas realizadas, sob a coordenação de Jacson Floresti, Coordenador Institucional do Plantando o Futuro, foi a discussão dos resultados da avaliação que os jovens do Centro de Educação Adolfo Hedel, de Agrolândia (SC), realizaram na ocasião da visita do grupo, no dia 05 de julho. A análise desses dados permitiu a realização de ajustes nos conteúdos que serão apresentados durante as próximas visitas às escolas e também o aprimoramento das estratégias de comunicação do grupo.

Outro ponto importante do encontro foi a elaboração da agenda de ações ligadas ao movimento de jovens chamado sextas pelo futuro, ou em inglês, #fridaysforfuture. Desde a criação desse movimento, o Plantando o Futuro tem realizado inúmeras atividades todas as sextas-feiras, dentre elas oficinas, caminhadas, palestras e plantios de árvores nativas. O próximo ato mundial dos jovens está sendo convocado pela idealizadora do movimento, Greta Thunberg, para entre os dias 20 e 27 de setembro. Os membros do Plantando o Futuro concordaram em aderir à Paralisação Global e pretendem criar uma agenda especial para essa semana, que coincide com o Dia da Árvore (21/09), data celebrada todos os anos pelo Plantando o Futuro.

Uma iniciativa que também recebeu atenção especial foi planejamento dos próximos passos do Projeto Sementinha, concebido no âmbito do Plantando o Futuro, mas focado especificamente na educação ambiental de crianças. Além disso, no escopo da formação continuada para os integrantes do grupo ficou definido que ainda em 2019 todos deverão participar de uma oficina de comunicação para melhorar as habilidades em fotografia, redação e oratória, e, em setembro será realizada uma visita ao Parque Ecológico Ingo Altenburg, em Ituporanga (SC).

Para divulgar e engajar mais pessoas nas plataformas do Plantando o Futuro nas mídias sociais, local em que são expostos os trabalhos realizados e compartilhadas informações relevantes sobre os temas abordados pelo grupo, os membros foram convidados a visitar e curtir as páginas. Ainda no que se refere a comunicação do grupo, foi unânime a decisão de elaborar um novo vídeo institucional, bem como produzir materiais audiovisuais para as plataformas do Facebook e Instagram.

O ponto alto do planejamento foi a aventura pela Trilha da Restauração, um caminho de 1.7 km, localizado próximo ao Viveiro Jardim das Florestas, onde podem ser observadas diferentes áreas em restauração, nas quais a Apremavi utilizou metodologias variadas de plantio. Além disso, também são observadas áreas em regeneração natural, e na encosta da Serra do Pitoco, remanescentes de vegetação nativa da Mata Atlântica. Esse momento de “banho de natureza” trouxe muita inspiração para que todos continuem engajados com o trabalho em prol do meio ambiente.

Depoimento das fundadoras

Catherine Fronza e Poliana Bagio, fundadoras do grupo, também acompanharm a reunião de planejamento. Hoje cursando o ensino superior, as jovens compartilharam suas experiências na fundação e idealização do Plantando o Futuro e falaram sobre a importância que todas as atividades desenvolvidas no grupo tiveram, e ainda tem, para a formação pessoal e profissional das mesmas.

Catherine Fronza, hoje acadêmica do curso de Direito no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), uma das co-fundadoras do Grupo Plantando o Futuro, comenta que o grupo foi e continua sendo parte importante da sua formação como cidadã e que se sente muito honrada por fazer parte dessa história. “É recompensador perceber que aquela sementinha plantada anos atrás se transformou num grupo que hoje desenvolve múltiplas atividades e ações. Recordo que no início estavamos um pouco perdidos, não sabíamos exatamente como fazer acontecer, mas a nossa força de vontade de se tornar uma voz influente sobre temas socioambientais para a sociedade sempre foi nosso objetivo maior e hoje esse objetivo está sendo atingido, principalmente porque o grupo conta com o apoio da Apremavi e da E.E.B Dr. Frederico Rolla“, relembra Catherine.

Para Poliana Bagio acompanhar as notícias do grupo Plantando Futuro e de todas as ações que vem sido desenvolvidas é muito gratificante. “Sinto-me realizada em ter ajudado na gestão do grupo por um período, pois foi uma experiência única que trouxe muito frutos para mim e uma dose imensa de conhecimento. Inclusive tenho certeza que ter ajudado a fundar o grupo foi um diferencial no meu currículo quando consegui a bolsa de estudos na instituição de ensino superior aonde estudo hoje. Fica a minha recomendação para que todos os jovens procurem se engajar em atividades desta natureza“, complementa. Hoje Poliana é acadêmica do curso de Medicina Veterinária na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Autores: Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelatto.

Pin It on Pinterest