Plantio e doação de mudas nativas marcam o Dia da Árvore

22 set, 2020 | Matas Legais, Matas Sociais, Notícias, Plantando o Futuro, Projetos da Apremavi

Todos os anos a Apremavi vê o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, como um momento de resgate da nossa conexão com a Natureza, um momento para enteder a importância das árvores nas nossas vidas e assumir o papel de protagonistas na conservação e restauração das florestas. Esse ano claro que não foi diferente! Foram realizadas muitas ações de plantio e doação de mudas nativas da Mata Atlântica e acreditamos que por conta do isolamento social fruto da pandemia de COVID-19, as pessoas se sentiram ainda mais empolgadas em participar das ações simbólicas que realizamos e apoiamos.

Como parte da programação da Semana ODS na Prática e em parceria com o Centro de Educação Infantil Montão de Carinho, que atende 100 crianças de 4 meses a 4 anos, foram doadas 300 mudas de árvores nativas numa ação de conscientização envolvendo a comunidade educacional do Centro de Educação e também a população da cidade de Atalanta.

Ainda no âmbito da Semana ODS na Prática, a Apremavi doou mudas para ações desenvolvidas pelo Comitê Vale Europeu do Movimento ODS SC. Uma das ações teve a participação de 13 signatários do Movimento que plantaram um total de 76 mudas nos municípios de Timbó, Indaial, Rio do Sul, Rio do Oeste e Atalanta. A Apremavi também apoiou, através da doação de mudas nativas, a ação promovida pela Euro Ambiental que constou no plantio de 20 mudas nativas da Mata Atlântica no Parque Natural Municipal Freymund Germer – Morro Azul, localizado no município de Timbó. Além disso, a Euro Ambiental também distribuiu 86 mudas entre seus clientes para conscientizá-los sobre a importância do plantio e cuidado com as árvores nativas.

No mesmo dia, os jovens do Grupo Plantando o Futuro realizaram o plantio de 50 mudas de árvores da Mata Atlântica em suas casas, como ato simbólico em prol da Natureza. E com a ajuda da equipe da Apremavi, foram plantadas 40 mudas de manacá-da-serra no Centro Ambiental Jardim das Florestas numa ação de embelezamento do nosso local de trabalho.

Matas Legais e Matas Sociais realizam plantios no Paraná

O Projeto Matas Legais aproveitou o Dia da Árvore para plantar 1.800 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica numa área de 1,1 hectares que será doada pela Klabin à Prefeitura do Município de Curiúva (PR). A ação é uma iniciativa da Apremavi em parceria com a Klabin e o Instituto Água e Terra (IAT) – que fez a doação das mudas plantadas.

Já o Projeto Matas Sociais celebrou a data com o plantio simbólico de 50 mudas para arborização das ruas e da quadra de esporte recém construída no Bairro Jardim Primavera, no Município de Imbaú (PR). A ação foi realizada pela equipe da Apremavi em parceria com a Prefeitura Municipal e contou com a presença do Prefeito, Lauir de Oliveira, do Secretário do Meio Ambiente, Gildo José Ribeiro dos Santos, e do representante da Secretária de Agricultura, Alexsandro de Oliveira.

Segundo o Prefeito Municipal, Lair de Oliveira, o plantio na área da quadra de esportes é de extrema importância não só para o Meio Ambiente, mas para a comunidade. “A área plantada será um ponto de lazer para a comunidade que agora terá árvores para sombra, barreira contra o vento e manutenção da umidade do ar“, complementa o Prefeito.

Os dois projetos são desenvolvidos pela Apremavi em parceria com a Klabin e outros atores locais.

Matas Legais doa mudas nativas em Santa Catarina

Como forma de celebrar o Dia da Árvore, o Projeto Matas Legais em Santa Catarina realizou ações de doação de mudas nativas da Mata Atlântica para vários parceiros e colaboradores. Na lista de doações estão as mudas doadas para as Prefeituras Municipais de Luiz Alves (2.030 árvores), de Chapadão do Lajeado (200 árvores) e de Pouso Redondo (300 árvores); as mudas doadas para escolas de Agrolândia (200 árvores) e Dona Emma (240 árvores); bem como as mudas doadas para a Avanex (500 árvores) em Palmeira.

Além disso, também foi organizado um evento de doação de 350 mudas de árvores nativas para os colaboradores da Klabin em Otacilio Costa, e uma ação que tomou conta da internet no dia 21, realizada em parceria com a Rede de Farmácias Mais Vale, que distribuiu 720 mudas nativas entre seus clientes.

Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest