Precisamos de mais Curupiras. Vamos proteger as florestas?

17 jul, 2022 | Conservador das Araucárias, Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

No folclore brasileiro, o dia 17 de julho é o dia do protetor da floresta, nosso conhecido Curupira, que também atende pelo nome de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros. Ele é um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-las. Segundo a lenda, o Curupira tem cabelos vermelhos e os pés virados para trás e isso o ajuda a enganar os inimigos, uma vez que seus passos ficam na posição trocada, dando a impressão de que estão indo na direção contrária. Assim ele consegue afastar os caçadores e madeireiros.

Por isso, esse dia também é o Dia de Proteção às Florestas, uma data que tem como objetivo lembrar a importância da conservação dos biomas brasileiros, casa de milhares de espécies de plantas e animais, inclusive a espécie humana. É uma forma de chamar a atenção para a destruição das florestas e fazer um convite para que todas as pessoas se engajem em atividades de preservação, restauração e combate ao desmatamento.

É uma data importante para realizar ações práticas que possam mostrar para a população os perigos que aguardam a humanidade, caso não seja feito algo para proteger a natureza.

Para celebrar a data, a Apremavi chama a atenção para uma ação muito importante na restauração de florestas, que é a produção de mudas de árvores nativas. O Viveiro Jardim das Florestas produz mais de 200 espécies diferentes e a época de outono/inverno é o período de se produzir mudas de uma espécie muito especial, que é a araucária, conhecido também como pinheiro-brasileiro. É a época do pinhão, semente da araucária. Este ano a Apremavi deve produzir 100 mil mudas de araucária para atender diversos projetos, entre eles o Conservador das Araucárias, o Matas Legais e o Matas Sociais.

Fases de crescimento das mudas de Araucária. Fotos: Vitor Zanelatto e Gabriela Schäffer. 

Tivemos até uma participação especial de Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak e da Karen Vasconcellos, head de Assuntos Corporativos da empresa, que ajudaram a semear pinhões, para o projeto Conservador das Araucárias. Elas estiveram na Apremavi no dia 06 de junho, ocasião em que visitaram o Centro Ambiental, o Viveiro Jardim das Florestas e a Trilha da Restauração. Também conheceram os primeiros plantios na área piloto do projeto, em Urubici, onde ajudaram a plantar uma araucária.

A visita foi acompanhada pelo Secretário de Meio Ambiente do estado de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira. Além da equipe da Apremavi, a visita à área piloto teve a participação do proprietário da área, Giem Guimarães, e da prefeita de Urubici, Mariza Costa.

Visita dos representantes da Tetra Pak em Santa Catarina. Fotos: Carolina Schäffer. 

O Conservador das Araucárias

Lançado em abril, o Conservador das Araucárias é um projeto de restauração ambiental que traz um modelo inovador focado na recuperação de áreas rurais degradadas por meio do plantio de espécies nativas, com benefícios para as comunidades locais, fauna e flora da Mata Atlântica e sequestro de carbono.

Desenvolvido em parceria com a Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, o projeto tem a ambição de restaurar pelo menos 7 mil hectares da Mata Atlântica em um período de dez anos – o equivalente a 9.800 campos de futebol.

O Conservador das Araucárias conta com o acompanhamento da Conservation International (CI), da The Nature Conservancy Brasil (TNC) e da Klabin, fornecedora de matéria prima da Tetra Pak e parceira de longa data da Apremavi nos Programas Matas Legais e Matas Sociais. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Autoras: Miriam Prochnow e Carolina Schäffer

Pin It on Pinterest