Projeto Restaura Alto Vale capacita agentes de saúde

12 jul, 2019 | Notícias, Projetos da Apremavi, Restaura Alto Vale

A preocupação com os recursos hídricos tem sido constante desde o momento da concepção do Projeto Restaura Alto Vale e ganha força à medida que o projeto avança, que agricultores são mobilizados e novas parceiras são desenhadas.

Em fevereiro de 2019, para ampliar suas ações o Restaura Alto Vale somou esforços com o programa “Cuidar da água é cuidar da saúde” que tem por objetivo melhorar a qualidade dos mananciais hídricos da área rural do município de Imbuia – SC. De acordo com a coordenadora do programa, Tatiana Possani, as agentes comunitárias de saúde (ACS), por terem contato direto com os agricultores, são uma das principais interlocutoras do programa e tem a incumbência de levar informação de qualidade à todas as propriedades visitadas no município.

Por tanto, o primeiro passo foi forcener atividades de capacitação para as agentes, que participaram no dia 15 de maio de 2019 de palestras, visita de campo à áreas restauradas pela Apremavi e puderam conhecer o Viveiro de Mudas Jardim das Florestas e acompanhar de perto um pouco do trabalho desenvolvido pela Apremavi.

Por conta da parceria da Apremavi com o município de Imbuia – SC, mais de 30 propriedades já receberam a visita das agentes de saúde e da equipe técnica da Apremavi e agora aguardam o recebimento das mudas de árvores nativas para iniciar a restauração das áreas degradadas previamente identificadas no mapeamento.

Para a ACS Azenir Aparecida Boll é um prazer participar do projeto, “principalmente por estimular e preservar as nossas fontes de água, pois água é sinônimo de qualidade de vida e saúde”. Claudiane Steinheuser Scheidt, comenta que o projeto é uma ótima maneira de acompanhar de perto que acontece nas comunidades e fazer parte da mudança, “mesmo quem não reside na área rural tem interesse em fazer a restauração em seus sítios” enfatiza.

Uma outra ação realizada no âmbito do Restaura Alto Vale aconteceu no dia 05 de julho de 2019 quando uma equipe formada por agricultores, agentes de saúde e funcionários da Secretaria de Agricultura do município de Rio do Campo – SC, participaram de um dia de campo na Apremavi, com o intuito de formalizar parceria com o projeto Restaura Alto Vale e expandir os cuidados com os recursos hídricos.

Para Jony Dey Mertens, agricultor do município de Rio do Campo – SC, a visita na Apremavi foi muito importante “foi perceptível que é possível resgatar as nossas florestas e a biodiversidade, e principalmente, agora podemos aplicar o que foi visto aqui na Apremavi na nossa propriedade e estimular outros proprietários a participarem do projeto”.

Autora: Edilaine Dick.

Pin It on Pinterest