Bosques de Heidelberg uma história de parcerias

25 out, 2019 | Bosques de Heidelberg, Notícias, Projetos da Apremavi

Os primeiros Bosques de Heidelberg no Brasil estão completando 20 anos. Um deles é o bosque da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Matilde, em Atalanta, onde em 1999 foram plantadas 2.000 mudas de árvores da Mata Atlântica. Para comemorar a data a escola promoveu um concurso de desenhos e elaborou uma cartilha de colorir com ilustrações, textos e poemas escritos pelos alunos. Os alunos também confeccionaram cartões postais e escreveram cartas para a parceira da Apremavi no projeto, a ONG BUND da cidade de Heidelberg, na Alemanha.

Para deixar o local ainda mais bonito e biodiverso, no dia da árvore foi realizado um plantio de enriquecimento ecológico do bosque, que já conta com mais de 70 espécies diferentes, muitas delas frutíferas nativas. O plantio foi realizado pelos alunos e professores com apoio da Apremavi e do grupo Plantando o Futuro.

Nestes 20 anos as árvores cresceram e o bosque tornou-se o lugar favorito dos alunos. Ele é usado para desenvolver atividades multidisciplinares, para lazer e para o contato com a natureza.

O projeto do bosque foi um dos vencedores do I Prêmio de Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. Um merecido reconhecimento por todo empenho em ajudar a cuidar da natureza.

Confira tudo neste vídeo.

Confira a história do Bosque de Heidelberg plantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Ribeirão Matilde, em Atlanta (SC). Vídeo: Arquivo Apremavi.

Autora: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest