+ Floresta
1.
Contribuir com a restauração da vegetação nativa em área de domínio de Floresta Ombrófila Mista
2.
incrementar as populações de araucária, imbuia e xaxim
3.
Conscientizar a comunidade local sobre a importância da manutenção da Reserva Legal
4.
Restaurar 260 hectares de Reserva Legal e APPs
O +Floresta foi lançado para contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim, ambas com histórico de intensa exploração no estado.
As ações previstas buscam o enriquecimento, expansão e conexão de fragmentos existentes e a formação de novas florestas, contribuindo para melhorar a conectividade na paisagem, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, favorecer a manutenção da biodiversidade, proteger o solo e os recursos hídricos e assegurar o bem-estar das populações humanas.
Será desenvolvido ao longo de oito anos, de 2022 a 2030, no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina, sendo que as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária – 13 de Novembro, Bela Vista, José Maria, Maria Silverstone, Recanto Olho D’Água, Roseli Nunes e Volta Grande, e em uma Área de Preservação Permanente da Terra Indígena – T.I. Toldo Imbu.
O projeto é financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.
> Acesse o Projeto Finalístico de Restauração do +Floresta
As áreas previstas para atuação poderão passar por alteração durante a execução do projeto, mediante aprovação do Ibama.
O Programa de Educação Ambiental “Geração + Floresta” foi iniciado em 2023 e prevê a capacitação anual de alunos de ensino fundamental e médio/técnico de instituições de ensino que atendem os alunos moradores do território do Projeto + Floresta. As escolas e instituto estão localizados no PA José Maria, PA Sandra e TI Toldo Imbu: EIEF Cacique Karenh, EBM 25 de Maio, EBM José Maria, EEM Semente da Conquista, EEM Paulo Freire e IFC Campus Abelardo Luz.
Com os alunos do ensino fundamental (5º ano) é trabalhada a “Formação I: Conhecendo a biodiversidade”, onde são explorados os temas de flora e fauna nativas da Floresta Ombrófila Mista, bem como a conservação de rios e nascentes. Já os alunos do ensino médio e Técnico em Agropecuária (2º ano) têm como escopo a “Formação II: Planejamento de propriedades e paisagens”. Nesta formação são abordados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a legislação ambiental aplicada a pequenas propriedades rurais, a recuperação de áreas degradadas e a importância da reserva legal para a comunidade.
Para saber mais sobre o projeto entre em contato com
Marluci Pozzan
+55 49 99919-0257
marluci@apremavi.org.br
Vanderson de Oliveira
+55 49 99837-0257
vanderson@apremavi.org.br
Escritório – Rio do Sul
+55 47 3521-0326
info@apremavi.org.br
Acompanhe as notícias do projeto
Projeto +Floresta inicia restauração ecológica na TI Toldo Imbú em Abelardo Luz (SC)
Apremavi inicia as ações de restauração do projeto +Floresta com o plantio das primeiras mudas de na Terra Indígena (TI) Toldo Imbú em Abelardo Luz (SC). Para isso, nos últimos dois meses o projeto desenvolveu uma série de ações em prol do envolvimento e participação...
Rede de Sementes +Floresta participa do III Encontrão do Redário
Entre os dias 04 e 07 de julho, Idania Correa coletora de sementes do +Floresta e Marluci Pozzan coordenadora de projetos da Apremavi participaram do III Encontrão do Redário - em Juazeiro (BA). Idania e Marluci representaram a Rede de Sementes +Floresta, que é...
Projeto +Floresta divulga resultados do diagnóstico dos aspectos socioeconômicos
A Apremavi realizou uma série de estudos sobre o uso do solo e os principais desafios para a restauração das áreas de atuação do projeto +Floresta executado em Abelardo Luz (SC). Durante a execução da Meta I do Projeto +Floresta – de março de 2022 a outubro de 2023 -...