+Floresta ministra formação em Educação Ambiental

6 mar, 2024 | + Floresta, Notícias, Projetos da Apremavi

No final de fevereiro, em Abelardo Luz (SC), ocorreu a primeira formação de professores do Geração +Floresta, programa de Educação Ambiental continuada do projeto +Floresta da Apremavi.

Em 2022, a Apremavi retomou a sua atuação no Oeste Catarinense com o projeto +Floresta. Um dos objetivos do projeto é promover ações de Educação Ambiental. Para isso, foi criado o Programa “Geração + Floresta”, que prevê a capacitação anual de alunos de ensino fundamental e médio/técnico de instituições de ensino em temáticas relacionadas à restauração e conservação.

No dia 29 de fevereiro, ocorreu a primeira formação de professores do programa, no Assentamento  Juruá, em Abelardo Luz (SC). O evento contou com a presença de 11 professores de seis instituições de ensino localizadas no território de ação do projeto: Escola Básica Municipal (EBM) 25 de Maio, EBM José Maria, Escola Indígena de Ensino Fundamental (EIEF) Cacique Karenh, Escola de Ensino Médio (EEM) Paulo Freire, EEM Semente da Conquista e Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Avançado de Abelardo Luz.

No turno da manhã, as atividades começaram com uma apresentação de todos, situando em um mapa de Abelardo Luz (SC) a localização de cada um dos presentes. Após, Thamara Santos de Almeida, comunicadora da Apremavi, ministrou uma palestra introdutória sobre mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, com foco na promoção de soluções por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Década da Restauração da ONU. Em seguida, Edilaine Dick, coordenadora de projetos da instituição, apresentou a história de atuação da Apremavi no Oeste Catarinense, o projeto +Floresta, seus objetivos e ações desenvolvidas e planejadas para os próximos anos. Por fim, Marluci Pozzan, coordenadora de projetos da Apremavi, apresentou o Geração +Floresta, seus objetivos e planejamento das atividades. 

Marluci relata a importância da formação: “Foi uma etapa importante do Geração +Floresta, pois integramos os professores no contexto da emergência climática e destacamos o papel da restauração florestal e do projeto nesse contexto, tornando-os multiplicadores dos temas. Além disso, durante essa etapa, foi possível discutir de forma mais aprofundada como cada tema abordado pelo programa nas atividades em sala de aula se relaciona com o projeto, com a comunidade e com as metas ambientais globais”.

Já pela tarde, foi realizada uma atividade de discussão e apresentação em grupo sobre as oportunidades e desafios do programa na escola e na comunidade e sobre como os assuntos abordados na formação convergem com os conteúdos da escola. Por fim, Marluci e Thamara apresentaram oportunidades de engajar as escolas em iniciativas de sustentabilidade, como a visitação em Unidades de Conservação, a inscrição em prêmios, editais e cursos na área ambiental, bem como, o Programa de Estágios Acadêmicos e Serviço Voluntário e o Programa de Visitas da Apremavi.

“Na formação aprendi sobre como implementar novas ideias de preservação e restauração dentro da sala de aula. No âmbito da escola, o programa vai auxiliar na implementação da disciplina pesquisa de campo e intervenção local, onde os alunos já refletiram sobre alguns problemas ambientais na comunidade que têm relação com o projeto +Floresta”, relata Raquel da Costa, professora de história nas escolas de Ensino Médio EEM Paulo Freire e EEM Semente da Conquista, sobre como foi o dia de formação e como ele vai colaborar para as atividades em sala de aula.

 

Apresentação da Marluci Pozzan e Edilaine Dick sobre o projeto +Floresta e o programa de Educação Ambiental continuada do projeto. Foto: Thamara Santos de Almeida

Primeira formação de professores do Geração +Floresta em Abelardo Luz (SC) no dia 29 de fevereiro na comunidade de Juruá. Fotos: Thamara Santos de Almeida

+Floresta

A iniciativa visa contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, em Abelardo Luz (SC), com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção, como a araucária, a imbuia e o xaxim-bugio.

Será desenvolvido ao longo de oito anos (2022 a 2030) nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária e em uma Área de Preservação Permanente da Terra Indígena.  O projeto é financiado pelo Ibama através do Acordo de Cooperação Técnica nº 34/2021 e supervisionado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF/SC), pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pela Justiça Federal de Santa Catarina, na forma da ação n° 5001458-53.2017.4.04.7200/SC.

> Conheça o projeto

 

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Edilaine Dick, Marluci Pozzan e Carolina Schäffer.
Foto da capa: Formação de professores do Geração +Floresta ©️ Thamara Santos de Almeida

Pin It on Pinterest