Protagonistas da restauração: relembre a história das Mulheres que Restauram

8 mar, 2022 | Notícias

Neste Dia Internacional da Mulher convidamos você a relembrar as histórias e depoimentos de seis mulheres que são protagonistas da restauração. Elas atuam como coordenadoras de projetos, presidentes de cooperativas, professoras e já plantaram dezenas de árvores. Elas são as Mulheres que Restauram.

Lançada em 2021, Mulheres que Restauram é uma série realizada pela Apremavi para a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, com apoio do GT de Gênero e Clima do Observatório do Clima, e teve o objetivo de divulgar histórias de mulheres protagonistas na restauração e no planejamento de propriedades e paisagens, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância da atuação feminina na mitigação da crise do clima e promover o plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas degradadas.

A Década da Restauração de Ecossistemas (2021 – 2030) pretende aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.

 

Ercília e o sonho de ter uma floresta | Ep. 1

O ano era 1996 quando Ercília Felix Leite voltou para casa dos pais, em Taió (SC), para cuidar deles. Recebendo de herança um pequeno terreno, o sonho dela era ter uma floresta. Esse sonho começou a se concretizar em 1997, quando ela ajudou a plantar mais de 18 mil mudas de 45 espécies nativas da Mata Atlântica. Ercília estima que com a ação de enriquecimento que ela vem fazendo durante os anos e o próprio processo de regeneração, hoje existam cerca de 30 mil espécimes de flora na área.

Episódio 1: conta a história de Ercília Felix Leite e foi lançado no dia 22 de abril de 2021.

Dona Helena e a vontade de ter um pedacinho de terra | Ep. 2

Há 35 anos trocamos um fusca pela terra que a gente mora hoje. Fizemos disso aqui nosso paraíso e hoje não troco essa terra nem por 20 fuscas”, é assim que começa a história de restauração de Helena de Jesus Moreira, a Dona Helena.

Óleo de babaçu, doce de buriti, castanha e açaí, estes são alguns dos produtos que Dona Helena tira da floresta que ela ajudou a restaurar. Além disso, ela coleta sementes das árvores que plantou e ajuda a manter um viveiro de mudas nativas no município de Cotriguaçu. “Precisamos passar para os outros o conhecimento que adquirimos, e esse viveiro é uma das formas de fazer isso. Só a mãe natureza é capaz de nos garantir a vida, o bem-viver e o bem-estar”, comenta Helena que é uma das lideranças da APROFECO e Conselheira Fiscal da REPOAMA, ambas parceiras do Instituto Centro de Vida.

Episódio 2: conta a história de Helena Jesus de Moreira e foi lançado no dia 24 de setembro de 2021.

Edilaine Dick e a vocação de restaurar florestas | Ep. 3

No último semestre da faculdade, Edilaine Dick, que estrela o terceiro capítulo da Série Mulheres que Restauram, fez um curso de restauração de áreas degradadas que mudou sua vida. Foi ali que ela descobriu o que queria fazer: trabalhar com restauração, plantar árvores e mudar a vida das pessoas. “O amor pela causa ficou óbvio depois disso”, menciona a bióloga.

Edilaine Dick, Coordenadora de Projetos da Apremavi, estrela o terceiro capítulo da série Mulheres que Restauram.

Episódio 3: conta a história de Edilaine Dick e foi lançado no dia 13 de outubro de 2021.

Josefa e a felicidade de morar na floresta | Ep. 4

“Eu moro no meio da floresta, sou rodeada de árvores e sou muito feliz”, é assim que Josefa Machado Neves recebe as pessoas na sua propriedade, o Sítio Alvorada. Mas nem sempre foi assim, antes de conhecer e se dedicar aos Sistemas Agroflorestais ela afirma ter cortado muitos pés de acerola que nasciam na propriedade. O estudo a fez mudar da água para vinho e hoje ela é uma mulher que restaura e que vê na floresta uma fonte de sustento e saúde. Essa visão e o seu trabalho a tornaram presidente da Associação das Mulheres Produtoras de Polpas de Frutas de São Félix do Xingu, no Pará.

Episódio 4: conta a história de Josefa Machado Neves e foi lançado no dia 28 de outubro de 2021.

Olinda Yawar e o cuidado com a terra | Ep. 5

Do trabalho pela criação da APA Kaapora, localizada dentro da Terra Indígena Caramuru – Paraguaçu, na região Sul da Bahia, a indígena Olinda Yawar aprendeu que o cuidado com a terra é essencial: “trabalhar com restauração é realmente uma questão de gostar, de pensar num futuro porque o que temos visto é que não temos outra opção.

Episódio 5: conta a história de Olinda Yawar  e foi lançado no dia 22 de novembro de 2021.

Jô Santin e o desejo da terra produtiva | Ep. 6

Integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Joscimar Marins Santin, a Jô, é a estrela do sexto episódio da Série Mulheres que Restauram por acreditar que “as árvores são vida e cada planta que a gente põe na terra a gente tem que colocar na terra com o maior carinho, porque a terra é mãe e gera vida”.

Episódio 6: conta a história de Jô Santin e foi lançado no dia 22 de dezembro de 2021.

Autora: Carolina Schäffer.
Foto de capa: Imaflora.

Pin It on Pinterest