Restaura Alto Vale atua em áreas atingidas por temporal em 2020

2 ago, 2021 | Notícias, Restaura Alto Vale

Presidente Getúlio, Ibirama e Rio do Sul foram os municípios do Alto Vale do Itajaí mais afetados por uma das maiores enxurradas da história da região. O evento climático extremo em dezembro de 2020 deixou um rastro de destruição em lavouras, florestas e áreas urbanas. Vinte e uma pessoas perderam a vida e centenas de famílias foram impactadas.

O Restaura Alto Vale está somando esforços com prefeituras, escritórios locais da Epagri, agências da Cresol e produtores rurais para promover a restauração dessas paisagens. A enxurrada também alterou o percurso das Áreas de Preservação Permanente por onde passou. Assim, técnicos ambientais do projeto visitaram os proprietários das comunidades Ribeirão das Pedras em Ibirama e Valada São Paulo em Rio do Sul, principais atingidos pela enxurrada, e também interessados em restaurar a mata ciliar de suas propriedades. Nessa visita, as áreas a serem restauradas foram mapeadas e planejadas com orientação de plantio conforme à legislação ambiental vigente.

Além da importância ambiental da restauração da mata ciliar, a recuperação das APPs também cumprirá um papel social importante na comunidade. Edilaine Dick, coordenadora do projeto Restaura Alto Vale, destaca a importância e significado que o trabalho tem: “A doação de mudas e apoio para reconstrução das áreas afetadas pelas enxurradas, vai além do plantio de mudas, irá promover a restauração das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) nas regiões afetadas, colaborar para o equilíbrio dos serviços ecossistêmicos prestados por essas áreas e auxiliar na renovação das comunidades, propriedades e famílias, que resistiram bravamente ante aos eventos destruidores da enxurrada em dezembro”.

reunião com proprietários das áreas atingidas

Reunião com proprietários rurais de Presidente Getúlio para apresentar os objetivos e oportunidades do Restaura Alto Vale e registros do trabalho do Restaura Alto Vale nas comunidades atingidas pelo temporal em 2020. Fotos: Arquivo Apremavi.

Apenas entre os dias 30/06 e 02/07 mais de 4.700 mudas nativas doadas pela Apremavi para 18 proprietários rurais da comunidade Ribeirão das Pedras, em Ibirama. Entregas de mudas para os proprietários da Valada São Paulo também já estão previstas.

No dia 21/07/2021, foi realizada reunião com moradores do Bairro Revólver do município de Presidente Getúlio e os proprietários com interesse em participar do projeto serão cadastrados pela Epagri e Prefeitura Municipal do município, para em seguida serem visitados pelos técnicos do Restaura Alto Vale. Dessa forma, a Apremavi pretende colaborar com a restauração da natureza e das comunidades.

Autoras: Edilaine Dick e Gabriela Goebel.
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto.

Pin It on Pinterest