Restaura Alto Vale realiza mutirão de plantio em Agrolândia (SC)

24 nov, 2021 | Notícias, Projetos da Apremavi, Restaura Alto Vale

No final de semana do dia 20 de novembro, a equipe da Apremavi realizou um mutirão de plantio numa propriedade rural localizada na comunidade Ribeirão do Tigre em Agrolândia (SC). A ação faz parte do Projeto Restaura Alto Vale, que está em fase final de execução e já restaurou 230 hectares em 666 propriedades localizadas em 34 municípios do Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte de Santa Catarina.

O plantio das 950 mudas de árvores nativas ajudará a restaurar uma área de 0,5 hectares em volta de um rio que passa na propriedade. As principais espécies utilizadas foram frutíferas e ornamentais, além de outras espécies nativas da Mata Atlântica, todas provenientes do Viveiro de Mudas Nativas Jardim das Florestas. Ao todo 16 pessoas participaram da ação, entre elas funcionários da Apremavi, ex-funcionários, voluntários, amigos e familiares.

As proprietarias, Zenilde e Gabriela Goebel, informaram que já era uma vontade da família fazer o plantio de árvores na beira do rio: “ficamos sabendo do projeto Restaura Alto Vale há uns dois anos e nos interessamos, mas somente há pouco tempo entramos em contato para participar”.

Além de realizar a vontade antiga da família, o mutirão foi um momento para reencontros e confraternização. Além dos adultos, as crianças também colocaram a mão na massa durante o plantio e depois se divertiram nas águas do rio, cujas margens estavam sendo restauradas, e que já foi cenário de muitas histórias… “minha avó conta que quando era criança as pessoas mergulhavam nesse rio, mas hoje a água não chega aos joelhos. Quando eu era criança via uns peixinhos, que hoje não vejo mais ali”, relata Gabriela.

Gabriela também menciona que a família sempre foi muito unida e que o cultivo e o cuidado com a terra sempre foram uma forma de conexão com a natureza: “queríamos muito trazer mais árvores, mais pássaros, mais vida para esse lugar que sempre foi muito especial para nós. Então hoje é muito gratificante saber que uma floresta irá crescer aqui de novo e saber que você e outras pessoas se uniram para fazer isso acontecer. Restauração é muito mais que preservar, ela gera uma conexão com a natureza e entre as pessoas.”

950 árvores são plantadas em mutirão de plantio do Projeto Restaura Alto Vale. Fotos: Edilaine Dick.

Autoras: Carolina Schäffer, Edilaine Dick e Gabriela Schäffer.

Pin It on Pinterest