Restauração e aplicação da legislação ambiental são tema de capacitação do projeto Restaura Alto Vale

25 ago, 2021 | Notícias, Restaura Alto Vale

Restauração de Áreas Degradadas e aplicação da Legislação Ambiental em Áreas de Preservação Permanente (APPs) são tema de capacitação ministrada pelo Assessor Florestal, Leandro Casanova, e pela Técnica Ambiental, Maíra Ratuchinski, da Apremavi na comunidade Salto D’água Verde, em Canoinhas (SC), no último dia 17 de agosto.

A ação faz parte do Projeto de Revitalização dos Rios Água Verde e Barra Grande de Canoinhas e é liderada pela Epagri e pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A Apremavi é parceira desta ação via projeto Restaura Alto Vale.

Estiveram presentes na capacitação os moradores do KM1 a partir da nascente do Rio Barra Grande, e outros parceiros como a Presidente do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro e Gestora do IMA, Mariane Murakami, Juliano de Oliveira e Donato João Noernberg, da Epagri, e representando a Sek Geologia e Engenharia, Jamile Sekula.

Mariane Murakami comenta que no início do projeto foi identificada a necessidade de ações de restauração das APPs e foi aí que o IMA e a Epagri buscaram o apoio da Apremavi. “A Apremavi é uma grande parceira, possui uma equipe altamente qualificada, preparada e de fácil acesso a linguagem dos produtores o que facilitou muito o nosso trabalho, além de disponibilizar mudas de alta qualidade e diversidade”, complementa Mariane.

Todos os proprietários presentes na reunião aderiram ao projeto Restaura Alto Vale e tiveram as visitas de planejamento das ações de restauração realizadas durante os dias 07 e 08 de julho. “Com a capacitação e a prática de plantio de mudas nativas realizada ao final da formação espera-se que o resultado da restauração seja positivo”, comenta Maíra, Técnica Ambiental da Apremavi.

As visitas de planejamento atenderam 12 propriedades e mapearam 5,42 hectares em torno das nascentes e beiras de rios que estão em vias de serem restauradas com apoio do projeto. Serão doadas ao todo 9.050 mudas.

Aproveitando a estada no município, os colaboradores da Apremavi realizaram, no dia 18 de agosto, uma reunião de divulgação do projeto Restaura Alto Vale com os moradores do KM2 do Rio Barra Grande. Com 100% de adesão dos proprietários do KM2 ao projeto, a equipe retorna ao campo de hoje até o dia 27 de agosto para realização dos planejamentos das áreas a serem restauradas nesse trecho do rio.

Restauração e aplicação da legislação 1
Momento de discussão do plantio do projeto Restaura Alto Vale. Foto: Arquivo Apremavi.
Autores: Maíra Ratuchinski e Carolina Schaffer.

Pin It on Pinterest