Timbaúva, a árvore que tem orelhas
É uma árvore de crescimento rápido que fornece boa sombra na primavera e verão e perde suas folhas no inverno, deixando a luz do sol passar. Desta forma ela é bastante apropriada para arborização de regiões com estações bem marcadas.
A Timbaúva pode medir de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetros de tronco. Está dispersa em várias formações florestais, com ocorrência nos estados do Pará, e Piauí até o Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
As inflorescências surgem na primavera com cerca de 10 a 20 flores brancas. Os frutos que se seguem são vagens, recurvadas e semilenhosas, em formato de rim ou de orelha, o que rendeu a esta espécie diversos nomes populares, como: orelha-de-macaco, orelha-de-negro, orelha-de-preto, árvore-das-patacas, orelha-de-onça, etc.
Eles surgem verdes e se tornam pretos em junho e julho, quando amadurecem. Cada fruto pode conter de 2 a 12 sementes, brilhantes e de cor marrom. Uma das características dessa espécie, é a disparidade na produção de sementes de ano para ano.
As saponinas, substâncias que se caracterizam pela formação de espuma encontradas nos frutos e na casca, são aproveitadas para produção de sabões. Estas saponinas dos frutos, também são responsáveis por intoxicações em herbívoros, que ocorrem geralmente durante a escassez de alimentos.
Essa espécie deve ser cultivada sob pleno sol, em solo fértil, preferencialmente úmido e irrigado no primeiro ano de implantação. Multiplica-se por sementes. Elas devem ser semeadas em saquinhos preparados com solo adubado. Após quatro meses em viveiro, sob meia-sombra as mudas já podem ser plantadas no local definitivo.
É uma espécie pioneira, de rápido crescimento inicial e muito rústica, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), tem produzido muitas mudas de Timbaúva no Viveiro Jardim das Florestas, pois é uma espécie muito indicada para reflorestamento. Sua madeira é leve, macia, pouco resistente e utilizada para a fabricação de canoas, caixotaria em geral, brinquedos, compensados, etc.

Muda de Timbaúva. Foto: Acervo Apremavi.
Timbaúva
Nome científico: Enterolobium contorstisiliquum (Vell.) Morong.
Família: Leguminosae – Mimosoideae.
Utilização: madeira utilizada para fabricação de pequenos barcos e canoas, compensados e caixas.
Coleta de sementes: diretamente da árvore.
Época de coleta de sementes: abril a agosto.
Fruto: preto, seco indeiscente, com forma de orelha ou rim, contendo várias sementes por frutos, possuindo 8 cm de comprimento.
Flor: branca .
Crescimento da muda: rápido.
Plantio: mata ciliar, área aberta, solo degradado.
Observação: as sementes desta espécie necessitam de quebra de dormência em água fervente.
Fontes consultadas
CIT – Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul. Timbaúva. Disponível em: <http://www.cit.rs.gov.br/v2/nova/?p=p_148.
LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 2. ed. Nova Odessa: Editora Plantarum, 1998. 352p.
PROCHNOW. M. No Jardim das Florestas. Rio do Sul: Apremavi, 2007, 188p.
Autores: Tatiane Arruda e Edinho Pedro Schäffer.
Oi quando tempo a Timbaúva leva para ficar adulta?
Olá Flávio, boa tarde. A Timbaúva é uma espécie pioneira de crescimento rápido, podendo superar os 15 metros de altura aos 10 anos de idade. Nosso viveiro está cheio de mudas de Timbaúva. Que tal agendar uma visita? Abraços, Equipe Apremavi.
Ela vai bem em solos levemente encharcados
Onde adquiro semente ou muda de timbuava.
Olá, Flavio. Para compra, consulta de preço e disponibilidade de mudas nativas recomendamos que você entre em contato direto com a Equipe do Viveiro Jardim das Florestas através dos telefones (47) 3535-0119 e (47) 98855-7323 ou pelo e-mail viveiro@apremavi.org.br. Atenciosamente, Equipe Apremavi.
Tenho sementes de Timbaúba, mas até agora não obtive resultado de germinação. O que faço para ter resultado? Obrigada
Olá, Terezinha. Antes de falar da germinação é importante lembrar que o ponto de maturação do fruto da Timbaúva é quando o fruto apresentar coloração preta. Após a coleta do fruto maduro, deve se fazer a extração manual das sementes – recomendamos a utilização de um martelo para quebrar o fruto que geralmente é bem duro. Cada fruto contém de 2 a 12 sementes pequenas e marrons. As sementes então devem passar por um procedimento de quebra da dormência. Recomendamos a imersão em água quente (80 graus) e repouso por doze horas, para embebição, e imersão em água a temperatura ambiente de 24 a 72 horas. Existem outros métodos que também podem ser utilizados para quebra da dormência, veja o melhor servirá para a senhora. Sementes que não foram submetidas a tratamento de superação da dormência apresentam germinação nula ou baixa e desuniforme. Após a quebra da dormência, as sementes costumam germinar entre dez e vinte dias. Boa sorte! Atenciosamente, Equipe Apremavi.
Cultivei sementes de Timbaubas em 2017 com minha filha de 02 anos de idade. Vingaram 100 mudas que plantadas em tambores de 15 litros cresceram 2 metros em 01 ano. Coloquei abaixo do tambor outro cheio de terra, quebrando o fundo e a raiz se encaixou nele, no segundo ano o tronco engrossou e alcançou quase 05 metros. Raiz do tamanho de um braço adulto. Transplantei as 100 árvores na Avenida Humberto Bezerra enterrando 01metro de seu tronco no solo para a raiz ficar bem profunda.
Posso usar a Madeira da Timbauva para fazer tábua de carnes?
Olá, Junior. A Timbaúba é uma espécie pioneira, de crescimento rápido, que vive aproximadamente 25 anos. O corte pode ser autorizado e se você mesmo plantar não precisa de autorização para cortar. A madeira é mole. Infelizmente não temos informações sobre uso para tábua de cortar carne. Entretanto, a madeira de eucalipto é excelente para tábua de cortar carne. Abraços, Equipe Apremavi.
Bom dia Carolina, tenho uma timbaúva grande, plantada em 2005, todo ano na primavera comeca crescer as folhas, mas este ano elas estão caindo tudo com o vento nordeste,está praticamente sem folhas.
O que pode estar acontecendo?
Obrigado
Olá Roberto. A timbaúva é uma espécie pioneira e a vida útil dela se resumi entre 15 e 30 anos no máximo.
Como a sua já está com 15 anos, é bem provável que ela já esteja indo pro final do ciclo dela. Grata. Equipe Apremavi.
Bom dia pessoal.
Tenho uma Timbaúva provavelmente com mais de 40 anos, neste ano as folhas caíram, semelhante com o que aconteceu com a árvore do Roberto. Não poderia ser um fenômeno climático com esss espécie?
Em quanto tempo ela começa a dar frutos a partir da germinação?
Entendi a quebra de dormência, porem qual a melhor época para o plantio da semente?
Boa tarde! Tenho uma arvore dessa plantada em um terreno. Suas raizes estão entrando dentro da casa., preciso cortar ela. Sua madeira pode ser vendida?
Estou tendo problema agora com um vizinho, tenho uma árvore grande em meu pátio e este ano, por ter bastante vento, está indo o farelo grudento para a calçada e sacada da casa do vizinho. Não podemos os galhos paravela ficar menor, no nosso pátio. Tens alguma dica para com que limpar o grude? Ele deixa mancha? Agirá dá para cortar alguns galhos? O vizinho vai dar queixa a Promotoria.
Boa tarde! Pode ser usada como lenha doméstica?